Sketchbook + Encadernação Manual: Como fazer?

0 Flares 0 Flares ×

Semana passada estava preparando meu próximo sketchbook pro Curso de Aquarela da Sabrina Eras. Há um baita tempo que estava esperando meu bloco de aquarela chegar para eu poder montar meu próprio Sketchbook.IMG_6826

A ideia inicial era comprar um Bloco A3 específico para aquarela, daí eu cortaria no meio, logo, se transformaria em um A4 e eu teria o dobro das folhas. Chegando lá na papelaria o meu A3 tinha acabado rápido demais ¬¬ Dai comprei um A4: cortei e resultou em um A5.

Pra quem não sabe: A0 é o maio de todos. Corta na metade dá um A1. Corta de novo na metade dá um A2. Corta na metade de novo, dá um A3. Corta de novo, A4. Corta de novo A5. Corta de novo, A6. Não sei mais até qual o menor tamanho que vai, pelo o que eu saiba vai até o A6….

BOM, durante o processo do Sketchbook, eu estava tirando foto e colocando no instagram e o pessoal pediu pra fazer um tutorial. Então, bora… Lembrando que eu mencionei sobre o que seria um sketchbook e outros detalhes nesse vídeo ó.

IMG_6643IMG_6836

 

  1. Agulhas específicas para encadernação: Aquela agulha que é redonda já veio assim viu gente? Não foi eu que entortei. Elas são assim, porque na hora de costurar ela vem mais fácil na hora de enfiar pelo meio das folhas (vocês verão no vídeo). Em papelarias costumam ter.. Não sei se em lojas de aviamentos tem…
  2. Barbante grosso: no caso eu escolhi que fosse barbante sem cor, porque vou melecar com aquarela (minhas aquarelas eu costumo fazer bem aguada, logo, já prevejo que manchará)… E como as folhas para aquarela tem gramatura 300, a grossura da linha vai resistir mais, eu espero..
  3. Bisturi ou estilete: o Bisturi (o meu pelo menos é esse menor) parece uma caneta e na ponta é uma lâmina cortante. O estilete é a mesma coisa… Contanto que tenha um dos dois e que corte, tá ótimo.
  4. Fita de Cetim da cor e da grossura de sua preferência
  5. Cola tenaz
  6. Furador: esse furador eu tenho ele desde a aula de modelagem nas aulas de moda pra faculdade. Ele é tipo um ‘palito de dente’ na ponta dele. Em lojas de aviamento e papelaria costumam ter.
  7. Tesoura para tecido: tesoura de papel e tesoura de tecidos são diferentes sim. Geralmente a de tecido é mais pesada e um pouco mais afiada. NUNCA use tesoura de papel pra tecido e vice versa: a tesoura fica cega rapidinho.
  8. Tecido (esse é tricoline de algodão: para usar pra encadernação eu recomendo esse, porque a cola é absorvida pelo algodão e o acabamento fica melhor.) com qualquer estampa que você quiser 😀 O tricoline é o tecido mais barato que tem viu? 🙂
  9. Giz de tecido: bom pra você poder riscar o tecido -> depois sai viu? 🙂

tumblr_n5wcj2gxdg1riicyoo1_1280 Como havia dito lá em cima, comprei o bloco A4 e cortei na metade: transformando em um A5.

IMG_6825

Aproveitei e usei o papelão da embalagem do próprio Canson para usar para a Capa, que no caso é do mesmo tamanho das folhas. Essa versão do Canson, o papelão veio mais grosso do que o normal, por isso eu aproveitei. Um papelão panamá geralmente é o melhor para esses casos… IMG_6827

Depois, com as capas cortadas, medi direto no tecido no avesso o tamanho da capa, risquei com o giz (para me ajudar na hora de colar a capa no tecido) e adicionei 3cm para as bordas do tecido.

IMG_6828

Depois de passar cola tenaz na capa de papelão, eu coloquei o tecido em cima e passei a régua para deixar a superfície do tecido + cola homogêneo. Virei e dobrei as bordas de 3cm pra dentro da capa e colei. Depois dessa borda colada, passe uma camada de cola tenaz de novo e coloque uma sulfite branca (pegue de uma gramatura maior, para fixar melhor também e sobreviver por mais tempo…), assim isso irá cobrir as bordas do tecido para embrulhar o papelão da capa. ~CASO queira que seu sketchbook tenha ‘fita de marca página’, coloque a fita entre o papel sulfite e a capa; depois cole como disse anteriormente. Faça o mesmo com a régua para deixar tudo homogêneo. Enquanto isso, deixe secando debaixo de um livro pesado para fixar.IMG_6829

MEDIDAS das folhas:

As minhas folhas A5 tinham 24 cm de altura. Peguei esse valor e dividi em 5 partes. Dentro dessas 5 partes, terão 4 furos. Caso queira mais furos só ir medindo e deixando do modo que quiser. Risquei à lápis APENAS na 1ª folha para ter como base. Adicionei também 1,5 cm da distância da lateral da folha para poder furar.
IMG_6830

Para furar a folha, pegue aquela que você riscou à lápis e acrescente umas 3 folhas embaixo dessa e fure. A 1ª folha que já foi furada, você usa como base para furar as restantes! 🙂

IMG_6831

Para costurar barbante grosso, no caso você precisa de uma agulha com o buraco um pouco maior (eu sofri com essas que tenho, achei que daria para a linha entrar, mas eu dei um jeitinho e foi metade hehehe, mas no final deu).IMG_6833

Há diversas maneiras para costurar seu sketchbook. Tem um canal no youtube de que gosto muito. É tudo em inglês, mas o passo a passo do vídeo dá pra entender. Usei muito pro meu TCC.

Eu gosto de folhas unitárias separadas (foi o que eu usei para o meu sketchbook e para o Book do TCC):

Há também, a versão de folhas dobradas ao meio (sem precisar cortar ao meio lá em cima) e costurada com elas dobradas:

kiplingNo total há 24 folhas: com textura na frente e sem textura atrás.

IMG_6838

O sketchbook fica inclinado igual álbum de fotos por conta da encadernação.

O bom dessa encadernação com as folhas unitárias, é que o sketchbook tem a possibilidade de abrir em 180º.IMG_6839 IMG_6840Espero que gostem!

Se vocês conseguirem fazer, tirem foto e me marquem no instagram (@anab.lu.e) 🙂

Ana Blue

 

 

10 Comment

  1. Oi ana lu adorei seu post e qro saber se no seu tcc vc usou folha sulfite a4 ou vc usou outro tipo de folha….tenho um trabalho feito na folha sulfite a 4 e qria saber se posso usar a mesma tecnica para encadernar esse trabalho ou se vc me sugere outra forma de encadernação. Desde ja agradeco e t parabenizo pelos seus trabalhos…bjs

    1. Eu usei couché 180 g/m. Sulfite não vai aguentar o tranco. Precisa ser uma folha grossa e uma linha grossa para encadernação também. Obrigada 🙂

  2. […] ainda estou mostrando o meu 7º). O meu segundo sketchbook, também com encadernação manual eu fiz um DIY/Tutorial aqui no blog, porém ele é com encadernação unitária, ou seja, cada folha é separada da outra […]

  3. […] eu ia cortar no meio e fazer meu sketchbook artesanal só pra aquarela. Eu fiz tutorial sobre ele nesse post aqui ó.  E esse sketchbook eu preparei para eu poder usar no curso de Aquarela que fiz com a Sabrina Eras […]

  4. Ana, como você prendeu a capa as folhas? Pq vc passou o tecido em volta do papelão e ai? Fez os buracos por cima? Não desgrudou o tecido?

    1. Passei o tecido em volta do papelão com cola branca (tenaz) com pincel (espalhei bem). Deixei secar bem e depois fiz os furos em cima sim.
      Não, não desgruda o tecido não.

  5. Que graça! Vou tentar fazer um também =)
    Juliana postado recentemente…UPDATE DE MARÇO!My Profile

    1. depois quero ver foto! 🙂

  6. ADOREI!!!! vou super testar =]

    1. Teste sim! é gostoso! 🙂
      Estou louca pra tentar as outras encadernações para os futuros sketchbooks!

Deixe uma resposta

CommentLuv badge