Aquarela Líquida: Aqualine x Ecoline? Como usar?

1 Flares 1 Flares ×

Olá 🙂 Voltei com outro tutorial sobre aquarela, a técnica que domino mais por ser a que me identifico e uso mais.

O tutorial de hoje é sobre Aquarela Líquida, mais especificamente, de Aqualine. 🙂

IMG_6302Lembrando que: Aqualine e Ecoline são exatamente a mesma coisa, apenas são marcas diferentes. Aqualine é da Corfix e é nacional. Ecoline é da Talens e é importada. (Eu tenho só a ecoline branca, usei super pouco não sei como é, apenas sei que é um pouco mais vibrante e densa que a Aqualine. Minha amiga da faculdade que usa bastante em suas ilustrações, falarei dela um pouco mais para frente).

Como aprendi (ainda não domino 100% a técnica) a usar Aqualine?

Tentando. Testando. Experimentando (por isso meus vidrinhos estão essa meleca linda). Na cara de pau. HEHE 😀 Na faculdade não tive nada (não que me lembre..) sobre Aqualine/Ecoline. A técnica de aquarela em si, eu tive. É a mesma base de como expliquei no tutorial de lápis aquarelável, paciência, veladuras, fazer tudo em camada. *Só que, Aquarela Líquida, tem um level mais hard: é líquida, seca mais rápido (porque o papel da aquarela absorve mais), escorre e mancha mais, etc.* Na época do 3º semestre pra frente da faculdade, minha amiga Fernanda que fazia Design Gráfico antes, sempre que ilustrava, usava MUITO o Ecoline. Sempre me apaixonei pelas suas ilustras e a forma que ela usava as cores (portfólio – eu que fotografei pra ela ♥), ela sempre fez muita mistura de materiais: acrílica, com guache, com posca, com ecoline, canetinha e assim vai. E como sempre sentava do seu lado, eu a via usando a tinta e meio que aprendi com ela (Obrigada Fê ♥), dai meti a cara e fui aprender na raça. Então, tudo o que eu contar aqui, foi por experiência própria – e muitas cagadas que fiz.

‘Bora! 🙂

IMG_6300
Prestem atenção na tinta: 1) Quando ela estiver meio gosmenta, é porque provavelmente ela está vencida. E vencida, ela não espalha muuuuito, porque a textura normal dela é UMA ÁGUA LÍQUIDA VIBRANTE. Por exemplo, a cor LARANJA ela já venceu, é a única que não está mais misturando como de costume e é possível em ver em um teste que fiz mais para frente! 😉

IMG_6303 IMG_6304 IMG_6306Cada vidrinho vem, além da tampa vermelha comum de rosquear, tem uma 2ª tampa para evitar o vazamento. Sim, essa %¨&&*¨@# já virou, já manchou mochila e tudo o que tava dentro. Bem que o vidrinho de nanquim da Talens poderia vir com essa 2ª tampinha… Cada cor tem uma nomenclatura com número. Eu não me recordo quantas cores que a Aqualine tem. Mas lembro que a Ecoline tinha uma variedade maior. Eu tenho as tintas há um bom tempo e NA ÉPOCA quando eu comprei, cada uma na promoção saiu por R$6,25 na Papelaria Jussara. Ai é só fuçar em outras papelarias que tem por ai e encontrar o melhor preço (as que conheço de SÃO PAULO, além da Jussara são: A Casa do Artista, Papelaria Universitária, Fruto de Arte, O Projetista … acho que só).

Ok. As cores:

IMG_6308
Não testei a Amarelo nem a Rosa porque já acabaram D:

Na imagem acima, da esquerda -> para a direita: coloquei a tinta PURA e fui diluindo -> com água limpa pura indo pra direita. As cores são BEM vibrantes (não chega a ser neooon). É literalmente uma água colorida, descrevendo. Observe o LARANJA VENCIDO, não diluiu mais, parou na metade do caminho e..? Parou. Como é água, quanto mais água você coloca, ela escorre até clarear.. E seca, ela fica “manchada” (no meio, ela só manchou porque ainda houve contato com a água molhada que parou no meio do caminho, mais para frente explico como faz isso).

IMG_6311

Técnicas:

Aquarela líquida também usa a ideia de fazer luz e sombra em veladuras, ou seja, em camadas. Para fazer em camadas, é necessário esperar secar bem. Claro, dependendo do caso e do que o artista quer, dá pra fazer molhado também. É só questão de testar! 😉

IMG_6316

O que eu recomendo fazer nesse caso, para não ficar gastando tinta e enfiar o pincel toda hora no copo com água é o seguinte: tenha um godê. Godê é um espaço para você misturar a cor, separar a cor, espaço para água etc etc. Pode ser de plástico, pode ser o “godê” que usa para colocar gelo no congelador, pode ser de cerâmica (se você for desastrada e cair no chão, já era viu?) e assim vai.

1) Coloque algumas gotas da aqualine no godê.

2) E em outras camadas do godê pingue uma boa quantidade de água limpa.

IMG_6317

3) Pegue o pincel, molhe na tinta pura e depois, passe o pincel em cada camada do godê que tu pingou a água. Eu recomendo que faça em uma sequência, para você poder lembrar qual é a cor mais escura até a clara.

IMG_6318

4) Logo, cada espaço tem uma intensidade da cor. Por quê? Porque aos poucos o pincel foi ‘perdendo’ a tinta em cada pedaço de água.. (deu pra entender? =x)

IMG_6319

Passando no papel (canson 300g/m) o lado direito é o mais escuro e indo para o esquerdo vai clareando… Logo, você pode brincar com as veladuras (sobrepondo as camadas) dessa forma.

Veladura: observe a imagem abaixo. Dá para ver um “contorno” em volta da cor? É a veladura. É a camada do tom da tinta.

 

IMG_6325

Seria o mesmo que fazer isso:

500dpi fundo2

 

Agora, lembra que mencionei que também dá pra manchar a aquarela com ela molhada e criar uma textura diferente? Então, aqui vai a dica:

IMG_6320
Essa região eu molhei com o pincel nº 12 (o pincel mais ‘gordinho’) só com água limpa. Novamente, folha na gramatura 300g/m (só que no caso é a Montval aqui).

O próximo passo é você colocar o pincel seco, sem água na tinta pura. E ai sim, logo após isso, colocar diretamente da água pura do papel. Vai acontecer isso:

IMG_6322

E ela vai espalhar… IMG_6324

Você também pode espalhar no papel em branco uma camada homogênea da cor que você preferir e depois fazer essas manchas em cima da cor homogênea molhada. E daí, ficará assim:

500dpi fundo3

Eu não costumo usar muito Aqualine nas minhas ilustras… Não é sempre, mas eu uso mais para dar um complemento ou acabamento. Quando uso só ele, é porque eu quero brincar de chapar a cor e fazer algo mais amplo e fazer os respingos/splash de tinta (como aqualine é água colorida o peso dela é diferente da aquarela de pastilha (além da pigmentação e densidade que é diferente), então o pingo é mais pesado e em colisão com o papel respinga mais ♥). Como foi o caso dessa ilustração que está no Calendário de 2015 🙂 ~ o preto no caso é nanquim.

IMG_20141227_202831Outra dica: a bochecha da mulher na ilustra do calendário foi feita com a dica do godê lá de cima – escolhi apenas uma “poça colorida”, demarquei com água limpa e deixei a tinta agir lá por uns poucos minutos… Depois removi com papel higiênico com uma única enxugada (apenas encostei no papel e tirei, sem puxar ou arrastar, pelamordedeus vai manchar/estragar tudo ein.. 😉 ).. Essa última dica eu aprendi no sem querer, foi na base da intuição “deixa eu ver o que acontece se eu fizer isso”… hehe

DICA LEGAL: O pincel também pode ser usado para remover excesso de tinta, sabia? 🙂 Você seca seu pincel úmido no paninho e coloca sobre a água -> ele vai absorver e assim, você pode remover o excesso sem prejudicar a ilustra tentando passar um paninho… (já fiz essa cagada também..) hehe. ♥

Acho que é só isso! 🙂 Se tiverem dúvidas, deixa o comentário ai embaixo que respondo! ♥ Espero que tenha ajudado a esclarecer dúvidas!

E vídeos sobre aqualine, vocês também podem encontrar mais:

Vídeo 1

Vídeo 2

Vídeo 3

Vídeo 4

Ana Blue

6 Comment

  1. Amei o post! Imagino o trabalho e o cuidado que você teve que ter ao fotografar cada etapa para postar aqui! Muito obrigada! Comprei uma ecoline turquesa e estou doida para testar!

    1. Obrigada <3
      Sim! AAaahh <3 a Ecoline turquesa é maravilhosa! Já usei pra caligrafia de ponta quadrada 🙂

  2. […] casos, eu prefiro fazer esses splash com Aqualine/Ecoline, porque ele já é uma “água colorida” e já tem um peso diferente da aquarela de […]

  3. […] a Aqualine (líquida), quanto a de bisnaga, quanto a de pastilha secam. Mas é só molhar e a mágica tá feita! Ok, […]

  4. AMEI este post! Não fazia a menor ideia que essas marcas existiam, era tudo que eu estava procurando <333 Muitíssimo obrigada por compartilhar isto. Tenho que dizer que as ilustrações da sua amiga são lindas, adorei o portfólio! As cores são lindas e eu adorei a dica, post muito bem feito 🙂

    Twee

    1. Obrigadão!
      Lindas né? Eu pirava quando minha amiga desenhava do lado *-* hhehe inspirava muuuuuuuuuuuuito.
      <3

Deixe uma resposta

CommentLuv badge