Sobre a arte de fotografar

0 Flares 0 Flares ×

15880957198_7c6dc05b55_z

Fico eu aqui dando uma geral no instagram quando sempre vejo alguém vindo com aquela maldita pergunta:

“Qual o app?”

Mas será tão difícil você não vir perguntar isso? Você já pensou na possibilidade de que essa simples pergunta fere o próprio fotógrafo?

Será possível você pensar na preocupação do fotógrafo (mulher ou homem, tanto faz) que mensagem ele quer passar?

Será possível também você observar a composição em que ele pensou? A luz, a sombra, os objetos, o elemento principal e todo o conjunto? O tanto de tentativas que ele teve para chegar naquela única foto? O tanto de tempo que ele gastou para chegar onde está?

11555525704_a5d6188126_o

Você já parou pra pensar que isso se tornou algo automático em que pessoas parecem não estar nem ai para a linguagem da foto ou a mensagem que ela passa? E você? Já parou na frente de uma foto e buscou interpretar ela do seu jeito e pensar também no jeito que outra pessoa pensou? Eu adoro ficar analisando foto de publicidade (esse tema dá até pra outro assunto) porque o que mais tem nesse tipo de foto é você pensar que é propaganda de um assunto x, mas tá vendendo produto y…

Você já percebeu que todo mundo só quer saber qual é o maldito app pra também poder usar e consequentemente querer ter o mesmo tipo de imagem e também ganhar as ‘curtidas’ ou ‘reconhecimento’ nas redes sociais, para poder se sentir alguém?

16875321790_238340d9f9_z

Juro que isso me irrita profundamente. Ok, algumas poucas pessoas estão salvas desse mundo superficial, ainda bem. \o Pessoal tem que parar de seguir a correnteza no modo automático e ligar o manual e pensar mais, interpretar mais, desconstruir mais.

Eu resolvi vir aqui ‘desabafar’ porque estava no instagram, vendo a foto da @ribeiro_isadora e uma menina comentou exatamente o que pensei sobre o assunto.. Dai fui lá também concordar; após isto a própria autora concordou também.

E isso acontece não só no instagram, mas em grupos de fotografia, no Flickr e nesses projetos de blog com foto. Conheço blogs específicos de fotografia que executam isso de maneira exemplar, eles saem do automático! Adoro! Me chamem do que quiser, mas eu sou bem chata mesmo sobre esse assunto: todo mundo inventa temas muito clichês zzzz para os projetos fotográficos e o que acontece é que fica tudo muito repetitivo. Ninguém vai atrás de temas complexos para incentivar que o fotógrafo pense no olhar da imagem que quer passar. Não é simplesmente apertar o botão do obturador, tacar 500 filtros/actions etc em cima. Imagem você tem que montar conceitos, estudar referências/identidade, composição, luz e sombra, linguagem, além da técnica do fotógrafo. O cara que consegue passar tudo isso, precisa ter um olhar/experiência/vivência incríveis. E como fazer isso? Tentando, pensando, executando com dedicação. Sem preguiça. Sem medo se ‘tá feio ou bonito’ isso é relativo.

17062120241_2a578c1e44_z

Eu fiquei muito feliz quando fiz o 12 Olhares com amigas e no final do projeto todas elas vieram me agradecer por ter pego no pé, e perceberam que seus olhares ficaram mais aguçado. 🙂 Eu também senti isso. Não é sempre que eu saio na rua para fotografar (eu tenho um medo da porr♥ em ser assaltada etc), eu aproveito para fazer isso quando vou viajar com a família, me sinto mais segura… E sim, eu sinto falta em fazer isso com mais frequência, não é sempre que dá, então sejamos flexíveis.

15008738004_9800deab42_z

Resumindo, fico muito orgulhosa das minhas amigas que saíram desse automático e de todas as outras pessoas que também exercitam isso diariamente, sejam elas fotógrafas profissionais ou iniciantes. Fico feliz em saber que você não tá nesse automático, viu? Rezemos para isso espalhar mundo a fora… Mais pessoas ir atrás para debater a ideia do fotógrafo e não perguntar que câmera você usa, que app é e assim por diante…

Mais manual minha gente, por favor! 😀

~* Todas as fotos usadas nesse post são de minha autoria. Todas estão no meu flickr (faz um puta tempo que não mexo direito nele)… *~

Ana Lu

2 Comment

  1. vc desenha mt coninue assim :0

    1. Olaaaarrr você aqui! =o
      Obrigadaaa ueheuhe
      Pó deixar, desenhar é algo que nuuuunca vou parar <3

Deixe uma resposta

CommentLuv badge