Dip Dye, Tie Dye, Ombré: diferenças, semelhanças e como fazer?

0 Flares 0 Flares ×

Desde que a moda estava surgindo pelos blogs gringos que eu estava de olho e bem timidamente estava aparecendo por aqui, andei notando que o pessoal estava se confundindo e ainda se confundem com as nomenclaturas Tie-Dye, Dip-Dye, Ombré para cada tipo de técnica nos blogs que ensinam a fazer os shortinhos; e o modo para o tingimento artesanal (possuem 2).

Eu particularmente, conheci essa moda do shortinho colorido por “Color Clouds” (palestra da Vicunha sobre as tendências dos Jeans fabricados por eles) e “Dip Dye”.

Color Cloud (nuvens coloridas) vem daqui:

2 eta giovana

Explicando os termos:

1) Tie-Dye:

sabe aquele método que os hippies adoravam fazer para tingir suas roupas e ficar com uma pegada psicodélica? Eles usavam amarrações… Sempre que pensar em TIE-DYE, lembrem-se dos HIPPIES. Isso vai facilitar você não se confundir!

2

tumblr_n1trtjJowF1sheeooo1_400

Esse tipo de tingimento se faz com amarrações para resultar nessas manchas. E o tingimento tem que ser feito em um tacho de uns 70 litros ou mais com a água fervente. PORQUE ÁGUA FERVENDO? Porque assim tinge a FIBRA do tecido e não superficialmente (que seria com a água fria).croqui-3 tumblr_mlqpv2uP841sokkqno1_500

2) Ombré:

digamos que o ombré é “parente” do Dip-Dye.

Porque?

Ambos fazem um degradê, MAS o Ombré é um degradê de uma única cor (é o gradiente de cor que vemos nas paletas de cores – e nas malditas paletas que sofremos na faculdade misturando uma por uma com branco e preto cada para dar o resultado):

eta giovana IMG_5362-1024x682 IMG_5367 IMG_5368-1024x682 IMG_5371-1024x648 3) Dip-Dye:

*Ele usa + de 2 cores e tem sempre um “risco” delimitando quem é quem que está encostado.

IMG_5385
Este se encaixa, porque tem uma divisória entre os 2 tons. Note que o “azul turquesa” do meio não é do mesmo tom do azul mais escuro, então considera-se que é um dip dye e não ombré.

IMG_5373-1024x682 IMG_5390 IMG_5405

Eu mesma fiz um short Dip Dye. Como tem 4 cores, levei + de 8hs para tingir cada pedaço/cada cor. Tenho um tacho de uns 70 litros +/-, fervi água pra cada cor, tem que ficar uns 30 minutos tingindo e sempre mexendo com uma colher de pau para não manchar. Para o short não cair inteiro dentro da panela, a gente tem que fazer uns esquemas de amarrar o pedaço que não vai tingir na panela para não afundar, senão já era… Como disse lá em cima, tem que ser água fervendo para tingir a fribra. O corante foi do TUPY, comprei no Armarinhos Fernando, na 25 de Março para tecido de algodão (fibras naturais). A linha, no entanto, ficou branca, porque é de poliéster. Não adianta nada você querer comprar corante para poliéster e querer tingir em cima: pode manchar e adeus short…

lookbook

___________

Tipos de Tingimento:

Quando eu tive que fazer um trabalho de Criação (no caso do meu grupo foi a Pocahontas + Época Vitoriana) no 2º semestre de moda, com mistura de Malha com Jeans, tivemos que tingir a malha. Fizemos um degradê/dip-dye na malha que serviu como saia. Usamos o tingimento QUENTE para isto:

DSC_0228

Esse tipo de tingimento leva quase mais de 1 hora (deve ter levado muito mais pelo tamanho da nossa saia né), e RECOMENDO fazer em um tacho de alumínio. NÃO FAÇA em panela da mãe porque ela vai querer te esfolar viva porque o CORANTE MANCHA. Com isso, não pode usar a panela para comida, porque os componentes podem influenciar na comida e já viu né.. E “Adeus panela da mãe” e “oi para um futuro perda de herança”! xD

A gente teve que esquentar em um panelão, uns 2 litros ou mais (foi mal gente, eu não lembro! Mas no potinho do corante Tupi provavelmente tenha explicando o quanto que precisa de água!) em fogo alto, e depois deixar de molho o tecido que era pra pintar e sempre mexendo para não manchar com o fogo baixo!

Depois disso, era só lavar em água corrente (é o mesmo procedimento de quando a gente pinta cabelo), deixar a água sair transparente e pôr pra secar 🙂

OBSERVAÇÃO:

Corante da Tupi e Guarani, são para TECIDOS NATURAIS (algodão, linho, etc).

A Guarani tem uma linha para os outros tipos de tecidos…

Está com o tecido na mão e não sabe qual a composição?

Corte um pedacinho do tecido, torça-o em forma de fio e queime-o na ponta. Depois apague e cheire:

-> Se cheirar a PAPEL QUEIMADO e se desmanchar como fuligem, o tecido é de Algodão puro.

-> Se quando você cheirar o tecido queimado, sentir o mesmo cheiro de PAPEL QUEIMADO, mas formando uma bolinha dura e escura na ponta, esse tecido é de ALGODÃO com POLIÉSTER.

-> Se cheirar a cabelo queimado e se desmanchar como fuligem, esse tecido pode ser de LÃ NATURAL ou SEDA NATURAL.

-> Se o tecido for de SEDA com mesclas de sintéticos, ao queimar a ponta você vai sentir um cheirinho de PAPEL QUEIMADO, mas vão formar bolinhas brancas na ponta.

-> POLIAMIDA (NYLON) e LYCRA cheiram a plástico queimado e também formam uma bolinha clara na ponta.

Fonte: Guarani e aulas de Tecnologia Têxtil na facul (essas aulas a gente saia com dores de cabeça – ai minha rinite! – e fedendo a tecido queimado hahaha  🙂

Tem corantes específicos para tecidos sintéticos! É só levantar a bunda da cadeira e procurar! 😀

O tipo de corante que usa para esse tipo de TINGIMENTO QUENTE são:

Corantes Diretos (1º da lista)

Corantes Reativos (3º da lista)

Nesse site tem a diferença deles, seus prós e contras. Clique AQUI.

E o outro tipo de tingimento que eu tinha conversado com a minha amiga Kely (ela está a 2 semestres acima de mim, ela manja ;P), é o TINGIMENTO FRIO e que sem querer foi o 1º vídeo que eu ví sobre esse shorts tendência.

Esse procedimento é mais carinho, por isso que Deus e o mundo faz com os Tupi da vida!

Mas ele é o que fica mais legal, porque você consegue usar mais cores sem misturar muito! Se alguém conseguir misturar 39843498743 cores em um short só SEM MANCHAR com os Tupi e Guarani da vida me fala! Eu já tentei me imaginar fazendo as 943849 acrobacias dentro da panela para ter esse resultado!

O tipo de corante que se usa para esse tingimento, é o Tinta pra Tecido, é o 2º da lista dos corantes do mesmo site (essse) que usa o tubinho.

Para entender o que eu tô falando:

Ufa! Que post grande!

Eu nem ia fazer um post comentando desse short, porque já tem 3098504958496756985 blogs só falando disso! Mas quando me dei conta que esses blogs estavam misturando as coisas e não mencionavam os detalhes importantes resolvi fazer para alertar a turma nova no assunto.

Ufa! 🙂

E uma boa semana para vocês com muitas cores 😀

Ana Lu

Atualizando 21/06/13:

Sobre tingimento no shorts, ando vendo pelas buscas realizadas que cai no blog:

Quando você tinge um short, tem que tingir com o CORANTE PARA O TECIDO CERTO: As tintas da Tupi tem para ALGODÃO, etc, tecidos orgânicos.. E tecidos SINTÉTICOS: POLIÉSTER, POLIAMIDA (meia calça), etc.

Quando você tinge o short, ele TEM QUE SER DE ALGODÃO.

E NÃO, A LINHA QUE É DE POLIÉSTER NÃO (NÃÃÃÃO) VAI TINGIR PORQUE CORANTE DE ALGODÃO NÃO VAI TINGIR POLIÉSTER! ++++E NÃO INVENTA MODA DE COMPRAR CORANTE DE POLIÉSTER E QUERER RETINGIR O SHORT PORQUE VAI DAR MERDA!

AS CORES VÃO SOMAR, PODE MANCHAR E JÁ ERA! DÊ TCHAU PRO SEU SHORTINHO LINDO! ¬¬

~~

Já deu várias vezes na busca aqui nas estatísticas do blog gente querendo USAR CORANTE TUPI PRA TECIDO (TECIDOOOO MINHA GENTE TEEEEE-CIIIII-DOOOOOO!!!!!) NO CABELO PRA TINGIR! SE QUER SER BURRO E USAR NA PORRA DO CABELO USA! DEPOIS VAI MOFAR E O PROBLEMA É TEU! Sabe que tem produtos CERTOS ESPECÍFICOS PRO TEMA, porque teima ein?

~Respira. Tô bem. Me empolguei.

Ana

4 Comment

  1. Oi Ana Luísa, tudo bom? Meu nome é Mariana, sou do departamento de marketing da empresa Fullcolors e eu gostaria de saber se você estaria interessada em conhecer nossos produtos! Trabalhamos com diversas cores de corantes para tecidos. Acesse nosso site e diga o que achou: http://www.lojafullcolors.com.br

    Obrigada pela atenção!
    Fullcolors

  2. […] Eu fiz o método com corante e água quente, como expliquei nesse post, clique aqui. […]

  3. Outro video com esse tema de cores, tie dye
    http://www.youtube.com/watch?v=jTqwe57ObFo

  4. Ai, ai… Gat… Ops! Senhorita Ana Luísa. Uma explosão de cores. Uma explosão de felicidade em mim.
    Queria jogar tinta no céu urgente para que as pessoas (pobre almas) saibam o que eu estou sentindo.
    E você ainda ensina como fazer e indica vídeos. Adoro Kimbra e La Roux;
    Bjs Gat.. Senhorita
    Artur Massai

Deixe uma resposta

CommentLuv badge