Resenha: Aquarela de pastilha Lukas

0 Flares 0 Flares ×

Olá pessoal 🙂

Hoje vim falar sobre a minha nova aquarela de pastilha que estava sonhando há meses para poder comprar <3

Para quem acompanha, quando fiz o curso de aquarela com a Sabrina Eras, ela indicou muito a marca Lukas. Inicialmente eu comprei 3 bisnagas (resenha delas aqui) porque já tinha comprado outra aquarela, a Winsor & Newton, da Cotman para estudantes (resenha dela aqui).

Antes de comprar a Lukas, estava de olho na Schmincke (outra aquarela alemã, como a Lukas é), porém, o senhor dólar está impossível demais. Como a Lukas não possui loja física e suas representantes aqui no Brasil vendem apenas pelo facebook, não há o imposto de loja física, logo sai mais em conta.

Quis estudar aquarela, já que fazia um tempo e as tintas de um modo mais detalhado para poder resenhar para vocês, já que boa parte das minhas amigas ilustradoras pediram também. 🙂

Vamos lá?

Esse estojo é um amorzinho porque é de latinha. ♥ Quando você o abre: ambos os lados da tampa que abre são godês para usar.

IMG_9362

Um tem um lado fundo homogêneo (da direita abaixo) e o outro tem uns degraus (igual o godê da caixinha da Schmincke – o da esquerda embaixo que está fechado).

IMG_9361

Abaixo, o lado côncavo para usar como godê.

IMG_9359

Bem, essa paleta de 16 unidades (tecnicamente temos 15. Incluindo o Branco, que geralmente dentro da aquarela não há lá muita utilidade… você substitui o branco usando o próprio papel puro ou usando água pura para clarear o tom, como ensinei aqui) e é a de 1/2 pastilhas, a altura da pastilha é a largura de um dedo certinho. A Lukas também vende uma pastilha inteira (reparou que no meu estojo veio 2 espaços sem nada? Então, aquele alí é o outro tipo de pastilha – foto abaixo – que provavelmente vou preencher com as minhas de bisnaga):

IMG_9368

Esses quadradinhos e retângulos tem como remover para poder fazer a limpeza e repôr a tinta. 🙂 Eu queria a paleta com as pastilhas inteiras, mas não tinha no estoque que trouxeram da Alemanha. 🙁 Como as minhas aquarelas já estavam acabando, eu queria ir para uma aquarela mais profissional, com rendimento e composição melhor do que a Koh-I-Noor que eu adoro e fugir da que estava usando no momento: a Winsor & Newton (contei que fui premiada com algum lote ruim da marca lá na resenha). Então optei pela Lukas já que tinha gostado bastante da tinta pela bisnaga.

IMG_9357

Quando abri a paleta, analisei bem as pastilhas: elas são um pouco mais ‘oleosas’ como se fossem chiclete, não há nenhum pedacinho se desfragmentando e sobrando na composição quando você dissolve na água (que era o que acontecia na minha da Winsor 🙁 ). Em apenas uma passada com o pincel, já vem tinta o suficiente. ♥

22310_738471816275059_518014414284157863_n

O pincel que veio junto com o estojo é sintético, redondo, é bem durinho e até que segura a água. Eu, particularmente, prefiro os meus da Cotman que são mais flexíveis (e também são sintéticos), acredito que isso vá de cada um, já que estou acostumada com pinceis de cerdas mais macias… ♥ E em breve, pretendo comprar um de pêlo de esquilo, já testei e faz uma puta diferença. 😀

Vamos às cores? ♥

IMG_9369 IMG_9370

  • Todas as cores se dissolvem muito bem;
  • Não deixam rastros de pedacinhos pelo papel;
  • Vibrantes;
  • Bem pigmentadas;
  • Bem acabadas e
  • Deixam uma textura legal no papel (digo isso porque a aquarela da Sakura Koi fica com cara de Guache, clica aqui ó).

Resumindo?

Super recomendo: tanto a de pastilha quanto a de bisnaga. Por isso ganha meus 5 ♥♥♥♥♥ 🙂 hehe

Em breve, soltarei um post com todas as minhas aquarelas juntas, fazendo uma comparação mais detalhada e com exemplos (do pouquinho das que me sobraram ainda hehe), espero que esclareça mais coisinhas na cabeça docêis 😉

Atualização: Fiz um vídeo com a resenha desta aquarela.

Ana Blue ♥

10 Comment

  1. Thanks for the lovely comments. We are glad you like our watercolors

    1. Thanks for all! 🙂

  2. Quanto foi esse estojo

    1. O valor que eu paguei na época nem é mais o mesmo pelo o que já me falaram por conta do dólar que aumenta etc. Mas na época eu paguei R$ 400,00 reais.
      Em todo caso, manda mensagem para eles no facebook que eles te enviam a tabela dos produtos que possuem no estoque e o valor atual deles: https://www.facebook.com/lukasdobrasil?fref=ts

  3. Que maravilhoso, Nalu! O estojo deles é bem parecido com o da Schminke! Como tu fez pra tirar as pastilhas de dentro? Eu fui tentar fazer isso no meu da Schminke e agora tá tudo frouxo 🙁 que desastre!

    Adorei o da Lukas <3 agora tô aqui desejando :~
    Juliana Rabelo postado recentemente…Ilustrasunday #78My Profile

    1. Xu!
      Eu tinha reparado que era próximo ao da Schminke mesmo. Então, quando tinha espaço vazio do lado, eu empurrava pro canto com espaço pra poder abraçar o quadradinho; dai meio que levanta o fundo dele pra subir o degrau da ‘passarela’ que as tintas ficam, sabe? OU tem a possibilidade, do metal em pé, a “parede” do estojo, vc dar uma leve entortada… Dai depois você volta ele pra posição inicial. O foda de ficar fazendo isso é que você vai deixando ele mole com o tempo né? :#
      Nas férias de julho uma amiga que ia pros EUA tava querendo trazer um da Schiminke <3 Mas o dólar tava tão dolorido, que não rolou T.T Próximo da lista! hehe

  4. Maravilha! Eu to louca pra comprar uns tubinhos da Winsor & Newton, mas agora fiquei na vontade por essa Lukas T__T

    1. Dá vontade né?
      Mas relaxa, vai aos poucos pra vc poder se adaptar com as cores etc.
      Compra os tubinhos sim! 🙂
      Fazem muita diferença, tem muita cor que nenhuma outra paleta tem! 🙂

  5. Eu amei essas aquarelas! *o*
    Poxa, eu estava com tanta sede desse post que quando cheguei no final, fiquei meio: “Já acabou? 🙁 ” HAHAHAHA <3
    Eu super curti a texturinha oleosa dela! Dá pra perceber pelas fotos que é uma delicinha! <3
    Eu super gostei das cores, achei bem diferente de todas as marcas que estou acostumada a ver/ sentir! :O
    As cores: Alizarin Crinson, English Red, Oliver Green, Raw Umber, Burnt Umber, e Viridian muito diferentes!! :O
    As únicas cores que achei bem fraquinha foram: Cadmium red, Cadmium Yellow, Lemon Yellow e Cian. Essas eu não gostei muito, mas super quero investir nessa aquarela futuramente! 😀

    Quero mais posts! *_*)~
    Super estou acompanhando, mesmo que não comente muito! xD
    Beijin! º 3º)/

    1. Sim!
      A Alizarin Crinson é um tipo de magenta um pouco mais avermelhado, o English Red é um vinho…, o Oliver Green eu gostei bastante porque ajuda pra pintar pedras e fundo de rio/lagos.., Raw Umber e o Burnt são lindos! Eu lembro da minha mãe quando falava dessas cores que usava muuuito pra estamparia na época em que ela usava o guache! A viridian eu achei meio blé hahaha
      As que vc não curtiu muito elas são um pouco mais claras mesmo, mas a vermelha (Cadmium Red, acho que foi porque tinha muita luz quando fotografei.. mas é bem vibrante :D). A Cian é linda, pqp faz uma baita diferença em algumas composições!
      HAHAHA Bell, em breve tem mais <3 Ultimamente ando pipocando ideias, nunca tive isso, de em quase mais de um mês ter uma caralhada de posts hahaha ~ Mas estão bem interessantes, estou agendando aos poucos! ♥
      Obrigadinha Bell <3

Deixe uma resposta

CommentLuv badge