Projeto Ilustra: Hora do chá/café

0 Flares 0 Flares ×

Olá!!

Pra quem está perdido, eu comentei sobre esse Projeto em que criei neste post aqui. E para quem prefere ver vídeos, algo mais dinâmico, tem esse vídeo aqui também que explico sobre os Projetos de 2016 🙂 E todos os posts desse projeto estarei publicando na Categoria Um Ano Rabiscando, ok?

Projeto Ilustra - Hora do Chá - ana blue

Ok, esse post vai ser longo porque gosto de ampliar os temas, tendo um leque de possibilidades maior para ideias: adooooro trabalhar com ideias, “sub-ideias” e assim por diante. Isso te instiga a querer chegar mais além e ter um compilado por conta de apenas um item. É bom exercitar. Super indico viu? (isso começa lá no Brainstorm). 🙂

Lá no grupo do projeto, entramos em um acordo com a votação e chegamos no tema “Hora do chá ou café”. Por gostar muito do tema, eu fico ~ a louca inspirada que pipoca ideias 24hs ~, pirei, fiquei ansiosa e consegui desfragmentar o tema principal em 2 sub-temas:

tumblr_nbwi80N98R1sq9yswo1_500

Onde consegui dar uma investigada por curiosidade como surgiu, em que época que apareceu, quais épocas já tinha essa influência e quais eram exatamente estas que influenciavam o meu processo criativo, baseado na história da moda. ♥ (estava para pesquisar isso à um tempo, agora com uma motivação extra eu consegui). 😀

E como esse tema mexeu tanto comigo, eu precisei fazer um estudo de manchas antes de ir pra ideia principal que tive, porque estava com um outro tipo de bloqueio há mais de 2 semanas. 🙁 Portanto, estava enferrujada.

E para não travar mais ainda, me permiti testar minhas ideias com outros meios antes de chegar na aquarela. Pra quem não sabe, também sou fotógrafa. 🙂 Porém, não ando treinando minhas fotografias por ai, apenas quando viajo… Todas as minhas fotos estão no Flickr.

E muitas vezes, quando estou com bloqueio criativo, para não forçar o desenho, eu busco outros meios para expressar esse bloqueio: a fotografia é uma delas. E junto com o desenho, gosto de fazer intervenções ou usar minhas próprias fotos para referências (eu aprendo copiando estudos, não tem como).

Baseado nessas fotos, fiz meus estudos de manchas depois para soltar mais o traço, a aquarela e as ideias… ♥ Eu já estava há um tempo querendo aquarelar xícaras e louças em geral (painel do pinterest bomba com isso haha). Estava travada porque aquarelar esses tipos de objetos é muito complexo pra mim ainda por conta do brilho da porcelana, as manchas mais soltas que ainda não consegui alcançar e a minha mania em contornar tudo (faz parte do meu processo criativo, mas de vez em quando eu dou uma leve contornada para soltar… Dentro do meu processo criativo, a poética do contorno é o controle.) 😉 Sem contar que ultimamente, no meu bloqueio eu só conseguia desenhar com o senhor contorno em nanquim: sem cor.

Ok. Vendo que consegui me soltar eu já conseguiria estudar a ideia principal que mencionei lá em cima. E ao mesmo tempo eu andava pensando o que poderia fazer com a ideia do café, já que ele se torna um elemento mais prático pra mim.. E menos ~frescurento~ do que o chá 😀 hahaha… Além de explicar que ambos: chá e café, são dois elementos que fazem parte da minha lista de inspiração por diversas maneiras que explicarei durante esse post! 🙂

fotografia - hora do chá - ana blue tomando

Esse meu amor por chá vem lá desde a época da História da Arte + História da Moda. Eu dei uma pesquisada e o chá entrou no mundo por volta de 1600, portanto, finalzinho da época do Renascimento. E pra quem me acompanha pelo snapchat (@anablu_e), no instagram e no twitter ando falando muito sobre o seriado Reign que se passa no período do Renascimento: Rainha Mary Stuart da Escócia x Rainha Elizabeth na Inglaterra, e assistir seriados de época me inspiram porque além de ver as louças amadas ♥, eu fico analisando o figurino e ainda há o uso da Caligrafia Copperplate (é, também é renascentista!). E daí Ana Blue pira.

Ideia Principal Ana Blue Projeto Ilustra - Inteira

Portanto, vamos fazer a timeline para vocês entenderem… Estava fuçando nos slides de História da Moda da faculdade ♥ para buscar exatamente isso. E aproveitar para dar uma fuçada nos elementos futuramente de cada época para analisar meu processo criativo (em breve, quem sabe um post?):

  1. Renascimento (1400 – 1600) ♥
  2. Barroco (1600 – 1700)
  3. Rococó (1700 – 1789) aos poucos foi tendo transição pro .. ♥
  4. Neoclássico (1804 – 1820) é o famoso período da Jane Austen ♥
  5. Romantismo (1840…) ♥
  6. Era Vitoriana (1837 – 1900) ♥

Todos os que eu gosto eu marquei com o ♥, só que a Era Vitoriana não coube.. Quem sabe mais pra frente eu faça outros estudos aquarelísticos com todas as épocas… 😀 Estou ansiosa para isso.

E mais para frente, lá em 1920 que é a época da Chanel (França), entra o seriado Downton Abbey (Inglaterra) que sou louca de paixão, da qual finalizei recentemente 🙁 Elas eram as que mais tomavam chá e disso eu ficava louca inspirada querendo sair aquarelando tudo e todos.

Todo meu amor e inspiração numa única fotografia. ??⌛️??☕️?????????

Uma foto publicada por AnaBlue (@anab.lu.e) em

Resumindo: nas épocas antigas e seriados você mais via o pessoal tomando chá do que café (mesmo que ele seja o mais antigo, mas a turminha da Europa não tinha o costume, eram mais os árabes e asiáticos).

 

Hora do Café - Ana Blue - Projeto Ilustra

Por isso eu vejo o café > cappuccino como uma forma mais ~ contemporânea ~ e prática dentro do processo criativo… Além de me remeter à outros conceitos também, como por exemplo: o tumblr. Sempre quando estou na vibe do café, vou para o tumblr para me inspirar com as fotografias que tem lá, porque todas me remetem:

Frio > Conforto > Aconchego > Colo > Mesa bagunçada > Unir pessoas > Amigos> Conversar > Criação > Criatividade > Cobertor > Tricô > Bolo Caseiro > Casa da vó > Músicas tranquilas > MPB… E assim vai. 

crus

Além de todo esse conceito que me vêm a cabeça, também gosto da textura, da fragrância e da marca > tempo. A partir disso, resolvi brincar com o café como se fosse com aquarela e como textura. Logo após, com nanquim para soltar mais meu traço (foi o 1º que fiz depois de muito tempo sem desenhar, não liguei para proporções nem nada, deixei livre pra ver o que ia sair) e ficar uma brincadeira mais sem propósitos e solta. 🙂 E junto estava ouvindo esse podcast de novo, super recomendo! ♥

café anablue

Ufa! Ficou bem longo, mas consegui exemplificar aqui todo o meu amor por chá + café, a poética e buscar por um projeto mais bem trabalhado! ♥ Buscarei com ele, mais motivação e vontade de criar e melhorar ideias baseados em um único tema. 🙂

Agora sim, a parte mais legal:

Para ver o post + ideias das outras integrantes, acessem o link de cada uma (até o próximo mês nós conseguiremos atualizar o link de todas as participantes, ok?) ♥

  1. Yasmim Barroso
  2. Mary Cagnin
  3. Bell Mityshu
  4. Bruna Morgan
  5. Luiza Abend
  6. Lidy Dutra
  7. Bruna Karnauchovas
  8. Dessamore (Andressa Silva)
  9. Malena Flores
  10. Kris Efe
  11. Erika Tinagero
  12. Camila Nogueira
  13. Ana Luiza Nogueira
  14. Carla Nascimento
  15. Juliana Rabelo

Logotipo Definido - Escolhido

11 Comment

  1. […] sobre os Projetos Pessoais de 2016 aqui, viu que além do Projeto Coletivo com as ilustradoras (Projeto Ilustra), eu me enfiei de forma impulsiva em treinar durante 366 dias (esse ano é bissexto né?) a […]

  2. Eu já olhei esse post umas três vezes e não me canso… super belezinha. O processo todo, a dedicação e as referências tornam tudo que você faz muito especial. Está tudo muito lindo <3 <3 <3

    1. Obrigada Érika <3

  3. Que lindas, Ana! Acompanhei lá no Instagram e acho muito bacana o comprometimento que tens com o teu processo criativo, com a vontade de pesquisar e sempre ir além. Isso é fantástico e, infelizmente, falta ao povo das artes (digo pela experiência que tive na faculdade).
    Beijos! :*
    Lidiane postado recentemente…Projeto Ilustra: hora do cháMy Profile

    1. Sinto que ter esse tipo de embasamento faz toda a diferença..
      Sim, infelizmente isso ainda permanece.. o pessoal da minha facul também era meio assim sobre pesquisas e tal 🙁
      Obrigada!

  4. Ana, vi seu blog lá na Érika, e pirei nesse projeto de vocês, todas com desenhos encantadores, parabéns!!
    Esperando loucamente pelo próximo mês!

    Bjos

    1. Oooi! 🙂
      Fico feliz que tenha ~pirado! haha
      Eu piro todo dia com as ideias que tenhoo hahaha

  5. Oi Ana!
    Achei super bacana o projeto de vocês e estou acompanhando cada uma, sou apaixonada por ilustrações, também gosto de criar as minhas e quem sabe um dia não participo de um projeto bacana assim ♥
    Vi suas fotos para o chá la no instagram e fiquei impressionada com as lindezas, tanto que te pedi para usar uma delas como referencia e em breve vou postar no meu blog.

    Também o modo como você fez o post, cheio de detalhes e as referencias históricas.
    izabella postado recentemente…# Ilustrando 18 – ProteçãoMy Profile

    1. Hmmmm foi você! haha
      Eu vi que depois não respondeu, fiquei preocupada porque boa parte dos meus amigos me reclamam que quando eu cito ou marco alguém não aparece 🙁 Mas enfim, estou curiosa para ver o que você vai aprontar :B
      Eu gosto de poética e relacionar tudo ao meu redor, pra mim, tem mais graça e mais conteúdo para aprofundar 🙂 Vindo de uma pessoa completamente curiosa, hahaha, tudo tem que ter um sentido!

  6. AMEI suas ilustrações, ainda mais com esse tema de chá/ café que eu tbm amo!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido
    Lívia Alli postado recentemente…esmalte da semana.My Profile

Deixe uma resposta

CommentLuv badge