Projeto: A Inspiração no Look do Dia

0 Flares 0 Flares ×

Desde que lia muitos blogs que falam sobre diversos assuntos, inclusive moda, eu sempre fiquei muito encucada e incomodada para o caminho que boa parte desses blogs que buscam focar em moda estava tomando…

Durante um tempo eu testei essa coisa de fazer “Look do Dia” no blog. Fiz por um tempo e não curti muito. Eu o chamava de “Espírito do Dia”, brinquei muito com várias poses e movimentos. As fotos? Não estão mais aqui pelo blog, porque depois que eu hospedei ele (há mais de 1 ano) eu perdi boa parte delas aqui com o conteúdo (ainda as tenho no meu HD). Boa parte desses blogs sempre faziam as fotos dos looks com poses todas muito monótonas e iguais. O que me irritava muito, porque, ok.. Além da composição da roupa, composição da fotografia você também tem que pensar em uma pose legal. Todos que eu via eram cópias das meninas gringas do Lookbook. Apenas um blog me atraiu nesse quesito “pose para fotos de looks”: era o da Jack Illós, o Trashy Vogue, uma brasileira. Ela buscava passar movimento para todas suas fotos, mesmo sendo de looks e eu adorava isso nas fotos! <3 Pena que o blog acabou (?)..

Ok. Outro quesito por não gostar muito desse tipo de post nos blogs? Bom, essa coisa do “Look do Dia” é que deixa a moda parecer ser fútil. Moda é muito mais que tudo isso que blogueiras de moda passam. O que elas passam é o mastigado do mastigado das últimas tendências, dos produtos que tal marca mandou para elas (o resultado final de toooda a pesquisa/conceito etc), ou seja, as “reprodutoras de opinião” que faz o mercado da moda andar, claro, além de faturarem uma nota em cima disso. Moda também é arte. A moda é uma ferramenta para o ser humano se expressar, passar seus conceitos, gostos e assim vai. Já viram esse desfile do Viktor & Rolf?

Não há regras fixas do que você pode ou não usar. Acredito que a moda possa auxiliar com modelagens, tecidos, caimentos e assim vai. Eu vejo muito sobre o conforto e o fato de você se sentir bem com aquilo. Gostou da peça? Ela te representa em algo? Use. O ser humano, nada mais é que um “cabide” para a moda. Quantos valores você carrega em um vestuário? Todo o tipo de valor. Já pararam pra pensar?

_

Pensando em tudo isso, eu andei quebrando a cabeça para tentar ver essa coisa do “Look do Dia” de uma maneira fora do padrão que todo mundo faz (poses monótonas, look ilustrado, intervenção ou a composição do look no chão).

Eu via muitos looks ilustrados criados pela galera da arte… Tanto pessoal de blog quanto no geral.

mekel
Clicando aqui, te levo pro portfólio do ilustrador Mekel

Ou até intervenção de ilustração na própria fotografia como a Suelen do Rostodeneve.com fez. Acho incrível essa possibilidade de se expressar de inúmeras formas.

A própria Moda usa e abusa disso nas campanhas. A ilustradora Ëlodie faz muitas intervenções para as grifes com fotos dos looks e suas artes. A da Gucci é um exemplo.

Capturar36

A ilustradora Wendy Plovmand também: maior parte dos seus jobs incluem bastante da ilustra como a Ëlodie faz e as senhoras colagens digitais ♥:

ac0eb0761167cb82589f0b95a2e7f92al
Clicando aqui na imagem, você é levada para o portfólio da Wendy, onde contém suas colagens!

Revista We The Urban no site do Issue ~ clique na imagem que te levo pra revista online:

ac0eb0761167cb82589f0b95a2e7f92al

Tem também outro job, que já enfiaram até Pokémon em gif no meio dos desfiles, e tinha até um tumblr só pra isso:

ruben-toledo
Para saber mais, clique na foto

_

Enfim, depois que me formei, o TCC anda me trazendo boas maneiras de desfragmentar ideias, repensar projetos para me motivar e até na vida. Pra quem me acompanha, viu que meu TCC inteiro foi focado em Sketchbook > Composição > Colagens > Criação de estampas aquareladas autorais. Logo, pensei em mostrar esses Looks em Colagens. Porém, não com imagens de revistas ou retiradas do Pinterest como foi meu TCC, mas sim, com ilustrações aquareladas de minha autoria sendo a ideia principal do look, que no caso, irá mostrar todas as inspirações: ideias que me remeteram a criar o look, ou seja, os elementos que fazem parte de um painel semântico.

Querendo ou não, assim tenho mais um motivo para estudar aquarela, luz e sombra para cada elemento 🙂 Vamos ver no que essa brincadeira vai dar. Hahahaha :B

Afinal, tudo o que faz parte desse mundo vasto da moda é uma composição 😀

Look Gálaxy: camisa da Riachuelo /  Legging de loja online que não existe mais / Colar ametista da Fique Rica – Endossa / Bota…. eu não lembro hehehe ~ sorry.Composição Look Galaxy

Ainda estou pensando se nos Looks além da arte principal eu posto fotos em detalhes de cada composição… O que acham? 😉

Ana Blue

3 Comment

  1. […] Para quem chegou agora e tá perdido, o projeto todo eu estou explicando aqui. […]

  2. Boa ideia, Ana! Gostaria de ver mais disso e mais detalhado tb!
    Lili postado recentemente…#30ideias30dias – Semana 5My Profile

    1. Já estou planejando tudo aqui :B

Deixe uma resposta

CommentLuv badge