Processo Criativo: AnaBlue em camadas

0 Flares 0 Flares ×

Olá, hoje venho com o processo criativo e a história por trás da ilustração que foi bem vista lá na página e no instagram.

A referência para a ilustração foi uma foto minha que havia tirado no Natal, que mencionei aqui.

ana perfil lápis
Sketch no papel vegetal.

Dessa vez eu desenhei no canson para aquarela e no vegetal, porque, houve a necessidade de expressar literalmente o jeito que eu sentia o que estava passando… Não é sempre que consigo tirar inspiração de momentos tristes. Já andei observando que nas férias eu fico muito inspirada comparando com o dia normal dentro de uma rotina sem férias..

Além de que, já guardava há um tempo algumas ilustrações na minha pasta de referências. E o engraçado, é que, só depois quando você passar por alguma situação na vida e isto te deixar triste, o sentido das ilustrações fazem muito mais sentido do que fazia antes…

tumblr_mc4c6qMuWy1rnbzgeo1_500
Autor desconhecido (encontrei no tumblr).

tumblr_m5gsm0N3XW1rnbzgeo1_500

tumblr_mvc2vppyZ81qinh1vo1_500
Autor desconhecido (encontrei no tumblr).
PAULA-BONET
Ilustração de Paula Bonet. ♥

A partir da ilustração da Paula Bonet ♥ eu fiz minha releitura…

Após o sketch no papel vegetal, passei nanquim nele mesmo e depois passei algumas camadas de aqualine azul.

Capturar
Foto do instagram. Minha câmera fez o favor de acabar a bateria na hora ¬¬
IMG_6293
Nunca tinha brincado com tinta líquida no papel vegetal. Fica legal, porque depois de uma camada seca, dá para manchar mais. Só o único detalhe que eu lembrei, era que teria sido melhor se o vegetal tivesse uma gramatura maior… rs. A que eu tinha aqui, ondulou legal…. Mas funcionou o que eu queria fazer. Explico mais pra frente.
IMG_6336
Detalhe das manchas visto da parte de trás da folha.

Refiz a mesma ilustração no canson para aquarela, usei nanquim também e aquarelei com o sal (para fazer os efeitos manchados abaixo).

IMG_6296
Ó o sal ai em cima do “Blue” 😉

IMG_6295

 

Após feito isso, deixei um dia inteiro secando.. O vegetal foi o que secou mais rápido e pelo motivo de ter ondulado bem, deixei dentro de um livro grosso que tinha aqui e larguei lá…

O Conceito:

Nunca soube entender ou explicar. Eu sou assim. Dentro de mim transborda um turbilhão. Um mix de sentimentos, ansiedade, alegria, entusiasmo… Apenas os sentimentos bons… É terrível, porque são tantas coisas que tu sente ao mesmo tempo que é difícil de traduzir. Só a intensidade de cores traduzem. E esse turbilhão me é expressado pela minha arte. Ficar sem expressá-lo é o fim.

Ao mesmo tempo, tudo junto e misturado, ainda há a o sentimento ‘avulso’ de tristeza e de dor que aparece quando você menos espera… Aquele sentimento que por mais que você deixe pra lá, num canto do escuro, aos poucos vai acumulando… Até chegar em um ponto que é preciso expelir. Mas não é com a arte que resolve, apenas com as lágrimas que não são controladas.

Por mais que você expresse essa dor com a arte, ainda não é o suficiente. Bote pra fora o que incomoda. Não guarde. Expulse.

E a única maneira de representá-lo era fazer 2 em 1. Com a transparência do vegetal também é possível ver o turbilhão, logo ali, presente… A tristeza te abraça, mas sua alegria ainda permanece lá, apenas está inativa, no momento.

IMG_6331IMG_6333

IMG_6326

Ainda bem que tristeza é passageira. O vegetal é transparente, é fino, não é resistente. O canson sim. O canson permanece, o vegetal não.

Ana Blue

5 Comment

  1. Gostei muito de sua pintura. se me permite uma sugestão, ficaria mais artística se a imagem fosse cortada qse q pela metade na vertical. cobrindo a maior parte do cabelo. bjs

    1. Obrigada. 🙂

  2. […] cor representa um estado de espírito meu. Já andei falando muito sobre isso aqui ó e aqui […]

  3. Ana, que incrível!
    Aquarela é puro amor, tenho uma aqui daquelas bem fajutas, mas adoro usa-lá, principalmente em momentos assim, semelhantes ao teu. Interessante como isso inspira bastante. Gostei muito dos dois resultados, mas o colorido foi meu favorito. A técnica do sal deu um efeito muito legal, gostei, gostei *–*

    1. <3 Adoro ver esse tipo de empolgação nos comentários.. Até eu fico mais animada e inspirada pra fazer de novo! hahaha

Deixe uma resposta

CommentLuv badge