Portfólio Online: Como fazer?

0 Flares 0 Flares ×

Olá! 🙂

Estava planejando esse post há um tempo desde quando finalmente finalizei o meu e queria repassar a experiência porque muitos amigos sempre vinham trocar uma ideia comigo.

Desde que entrei na faculdade (2011) os professores sempre incentivavam a buscar estágio (meio óbvio não?), daí no meu 2º ano com um pouco mais de trabalhos finalizados na faculdade resolvi começar a criar meu portfólio. Até o final da faculdade eu devo ter editado umas 384394898745 vezes… hehe

Vamos lá?

9 will.

  • Pense na seguinte questão: Qual ramo eu quero focar? Design? Publicidade? Outros?

Dependendo da área você pode brincar um pouco mais, você pode inovar um pouco mais, atrair a atenção de um modo mais prático e criativo. Precisa entender qual área para pensar em uma linguagem para abordar. No caso aqui, estou focando para a área de Design.

  • O que publicar no meu portfólio online?

A dica que dou é a seguinte: reúna TODOS os seus trabalhos até agora e escolha apenas os melhores. Se você tem em mente um número limitado de trabalhos e continua na dúvida, escolha apenas os que mais te chamarem a atenção. Dentro desses “melhores” escolha novamente os “melhores dos melhores”. Assim você vai fazendo por seleção e desconsidera os que não valem a pena.

  • “Não tenho muitos projetos para colocar no meu portfólio. O que eu faço?”

Já pensou em criar metas? Escolha uma área: ilustração. Onde você poderia aplicar essa ilustração? Para qual tipo de público? Ou seja, faça o papel do cliente. Crie um projeto fictício para você mesmo. Seja crítico.

Há a possibilidade, de você trocar trabalho com um amigo seu, fazendo com que um ajude o outro. Recomendo isso para início de carreira. Não saia por ai distribuindo serviço de graça com um “favorzinho” para qualquer um. Você sabe quem são seus amigos, certo? Por exemplo: o meu Speed Painting, fiz com o auxílio do meu amigo que entende de fotografia porque eu sozinha não ia conseguir fazer sem um tripé e um olhar mais cinematográfico. E ao mesmo tempo, ele precisava de um cartão de visita que eu criei para ele. Trabalhar em equipe, em que um ajuda o outro, futuramente pode te trazer coisas boas também, além de mostrar que você sabe trabalhar em conjunto.

  • Informações claras e objetivas

Não adianta nada você fazer um puta texto, explicar para o mundo de uma forma que se torna cansativa e enrolada. Explique seu raciocínio de forma coesa. Contar um pouco de você, passar um perfil, mostrar sua personalidade conta muito para curtirem seu trabalho. No meu Behance, por exemplo, deixei meu currículo à mostra. (Futuramente posso fazer um post ensinando a fazer currículos, o que acham? 🙂 ) Fez um projeto? O que você quis passar nele? Como foi o processo (mostrar o processo criativo é ótimo para mostrar o seu raciocínio imagético!)? Suas inspirações? E assim por diante.

  • Portfólio com aparência profissional é tudo!

Não adianta nada você tirar foto de um job seu de qualquer modo, jogar no seu portfólio e pronto/acabou. Seu portfólio é literalmente uma vitrine de tudo o que você faz. Você já viu por acaso algum manequim com as roupas jogadas em cima deles? Você já viu um cadeira com várias roupas empilhadas de tudo e de qualquer jeito (o máximo que viu foi no seu quarto né? haha)?

Um portfólio limpo, bonito de se ver e harmonioso chama muito mais atenção que uma “vitrine bagunçada”. Para isso, antes de chegar nesse post dando as dicas eu analisei alguns perfis que eu sigo no Behance, estão lembrados? Não? Analisem comigo então: aqui, aqui e aqui.

Há vários modos para expôr seu trabalho: mock ups, vídeo, power point, gifs e assim por diante. Os perfis acima servem de inspiração à vocês. Lembrando que se inspirar não é copiar (leia aqui). Se inspirar, neste caso, é ver como cada artista se apropriou de um modo para expôr suas artes; a partir disto, você também pode ter outras ideias! ♥

  • Mock Up: Maquete para a ‘vitrine’

Eu sou louca e apaixonada por mock ups. Esse tipo de ferramenta é como se fosse uma maquete em ótima resolução que você pode alterar e aplicar sua arte para fazer uma simulação de como ficaria finalizada no produto final. E ela possibilita dar uma visão ampla, refinada e prática de como seu projeto fictício ficaria; além de analisar o conceito em que você trabalhou. Por exemplo, no meu TCC de Estamparia, tanto no meu portfólio online e na minha apresentação eu fiz uso dos mock ups para mostrar como minha estampa ficaria ó:

Book TCC - 2º Teste - FINAL PDF CERTO DENISE.indd

Para ter acesso à downloads de Mock Ups, muitos sites disponibilizam (até o próprio Behance!), mas o que eu mais gosto é o Design Culture porque possui 9 GB!!!! <3 E para quem não sabe como editar sua arte no Mock Up, ou seja, na simulação eu aprendi com o auxílio do Metapix (na época estava usando os outros vídeos para o TCC). Provavelmente deve haver vídeos ensinando pelo Youtube. Só procurar!

 

  • Você quer fazer um único portfólio porque está em início de carreira (tipo eu)?

Faça um portfólio básico com “Início-Meio-Fim” das áreas que você tem mais habilidade bem resumido. O meu por exemplo, foquei em moda, estamparia (a área que pretendo seguir), Ilustração e um pouco de Identidade Visual (o cabeçalho do blog e cartão de visita).

  • Serviços gratuitos de criação e hospedagem de portfólios

Eu dei uma geral e muitos blogs/sites citam os seguintes portfólios: BehanceCarbonmadeDeviantartDesignrelatedFlickrZuinnWix, Cargo Collective, Tumblr, Dribbble, dentre outros. E outra: sabe o que vale a pena também? Verificar se na sua faculdade eles liberam um espaço para o aluno abrir um mini portfólio, porque muitas empresas vão direto nas faculdades! O meu por exemplo, como pra variar tem pouco espaço de armazenamento, coloquei alguns primeiro trabalhos (os melhores), os do meio do ano, uma prévia do meu TCC e até meu currículo, constando na descrição o link para o meu Behance que está mais completo. Para ver, clique aqui.

A questão de hospedagem de portfólios é que algumas pessoas preferem abrir um link/site apenas para o portfólio, onde ele mesmo ou contratando alguém para criar o layout, identidade visual etc.. Seria o mesmo que usar o próprio blog como portfólio. No meu caso, o meu blog 9dades a Solta serviria para verem como eu me comunico, analisar minha personalidade e querendo ou não, minhas artes (muito do que aparece aqui é o que estudo). Muitos professores sempre me disseram isso e eu nunca mais esqueci: “Mantenha o seu blog porque é um meio de comunicação! Mesmo que você seja tímida, a pessoa que procura um funcionário está em busca de pessoas cultas, inteligentes, que saibam de tudo um pouco, seja criativa e que se expresse de alguma maneira.”

  • Informações para contato

Eu fui teimosa o suficiente e por um longo tempo para perceber que ter um e-mail “cafona” e nada profissional do estilo “meu_nome_21.07@plataforma.com” não me ajudaria em nada e só me dificultaria a vida. É lindo ter um e-mail pessoal só para você responder e manter contato para x coisas. Mas é mais lindo ainda manter um e-mail com um nome decente pelamordedeus HAHA… Sério, faz toda a diferença. Logo, criei um “anablue.artwork@gmail.com” em que só respondo e-mails de freelas e contatos para job. 🙂 Muito mais fácil e prático!

_ ♥ _

Então pessoal, eu acho que é basicamente isso de tudo o que já tive como experiência… Qualquer coisa eu atualizo algo por aqui e aviso por aí!

Antes de finalizar este post, tenho mais recomendações ó:

Blogs que falam sobre o assunto: Madly Luv (dicas voltado para Freelancers de Design), Choco La Design (dando dica de um livro sobre portfólio!), o Haste Design (dicas gerais + pontos de vista) e o Tech Tudo (dicas gerais).

Vídeos que falam sobre o assunto:

Espero que tenham ajudado vocês! Qualquer dúvida deixem um comentário que respondo!

Em breve, faço post sobre Portfólio Físico com fotos do meu! ♥

Instagram | Flickr | Tumblr | Pinterest | Facebook Blog | Facebook Arte | Snap: @anablu_e

Ana Blue 😉

2 Comment

  1. Ótimo post , está de parabens, 5 sites para criar um portfolio online

  2. […] papo todo: comecei com exemplos de portfólios onlines, aí sim fui para o assunto principal ~> Como criar Porftólio Online e agora o papo é sobre o Portfólio […]

Deixe uma resposta

CommentLuv badge