Pensamento aleatório

0 Flares 0 Flares ×

Uma coisa que estou aprendendo na vida e na prática é que as coisas não são como parecem.

Na época que estava na fase da escolha pra qual área da faculdade seguir, eu sabia que queria a área da arte.

Pensava: “Tem artes plásticas.. Mas eu vou trabalhar com o quê? Eu gosto de vanguardas e movimentos artísticos, mas não é aquela coisa toda…” Então não. “Cinema, etc? Tenho pavor de palco..” Não de novo. “Vou fazer Design de Moda. Minha vida inteira desenhando roupinhas, me interessava pelo assunto.. Acho que me darei bem, mesmo minha mãe sempre alertando que o povo da moda é meio afetado, um tenta puxar o tapete de outro etc..” É, vou fazer isso. É o único lugar que me encaixo. Se é algo que realmente gosto, eu vou atrás, tentarei fazer bem feito; ainda mais que tenho muita fome em aprender coisas que realmente amo.

Agora, na faculdade, vejo que moda não é só o superficial que vemos em tantos blogs de moda.. É muito mais que isso. Tem economia, política – essa parte que digo, entra na parte de importação, os preços que possuem no mercado por causa do país em que vive. –  marketing, as tecnologias dos tecidos, os desenhos, processo imenso de criação, busca por empresas terceirizadas, processo de produção, legalização de empresas com mão de obra qualificada e não qualificada, etc.

No trabalho vai ter sempre uma Miranda Priestly atrás de você. Mas nem sempre o mundo em que a Miranda vive é o mais gostoso como todo mundo sonha…

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=xRIx_qYuBDw]

É a REALIDADE em que a população do país VIVE.

A maioria das/os estudantes de moda, acham que estudar moda é a coisa mais fácil do mundo.

É só desenhar, ser fútil e usar roupinha de marca e na tendência. Vai começar a trabalhar em loja de grife, vai ser estilista top e vai lucrar horrores..

Isso é uma coisa a parte.

O pessoal da moda, ultimamente, anda pobre de informação naquela cabeça. Se preocupam em TER antes de SABER e SER. Depois de ter tanto, vive tanto no excesso.. No excesso do nada. (Pra ter uma noção disso, leiam o livro Hell – Paris 75016 de Lolita Pille, ele junta um pouco com o mundinho da moda)

Isso é o que eu ando vendo nos blogs de moda. Quando comecei a fazer moda, eu sempre tentava ir atrás de informação e vivia torcendo o nariz porque TODO BLOG DE MODA SÓ FALA A MESMA COISA: Look do dia, Certo ou Errado, Must Have, Must Aquilo, blablabla..

O mundo da moda tá infestado de gente que quer ter o glamour que o povão lá de cima tem. Principalmente as menininhas de 13 anos (?) pra cima, vive seguindo as blogueiras famosas do ramo da moda tentando encontrar uma identidade, usar roupas de tendência, ser fresquinha e fútil. As vezes nem tem condições de ter tal roupa, se endivida e não percebe que isso faz mal.

Eu sou muito chata com blog, só tenho que seguir esses blogs de moda, porque tenho que estar antenada pelo o que passa no mundo da moda. É muito raro você encontrar algum blog que queira passar a mensagem do MUNDO REAL e não do MUNDO DA ILUSÃO, do glamour, da riqueza, etc. Não possui nenhum blog de moda que fale do Mercado da moda COMO ELE REALMENTE É. Fica sempre nas mesmas coisas. Por isso que eles bombam. Porque quem não tem total noção de como funcionam os negócios na moda só procura por isso. Compras em lojas online, Tendências, Parceiria com blog x pra conseguir mais seguidores e se sentir uma das blogueiras badaladas que conseguem sentar na 1ª fila do desfile.

Não só eu, mas amigas minhas que também estudam moda, que enxergam essa realidade e concordam com os professores, sentem muita falta de mais conteúdo na moda.

A moda vende sonhos. Se você se deixar levar, a marca vai te manipular com o marketing que ela faz. Uma calça Jeans da Levi’s é feita em fábrica terceirizada no Brás. Só por causa da etiquetinha dela o preço aumenta. Isso é um exemplo.

Trabalho da faculdade sobre manipulação da moda.

Isso tá crescendo ainda mais com a falta de ajuda do governo Brasileiro. Com tantas taxas e mais taxas a serem pagas, as pessoas esquecem que aqui também tem coisa boa e não foi explorada por falta de apoio e querem sempre se basear no que possui lá fora. HELLOOO A REALIDADE lá é diferente daqui. É o que essas blogueiras fazem também.

É também o que a blogueira do Shame OnYou pensa. Leia mais aqui.

Pronto falei.

Ana Luísa

Deixe uma resposta

CommentLuv badge