Moda: Gatos de Rua

0 Flares 0 Flares ×

Olá!

Desde que voltei da praia nas férias estava para montar este post contando sobre uma 9dade que vi dentro da arte da estamparia que gostei que trouxe de referência de Recife.

Quando estava no aeroporto de Recife, eu dei de cara com a vitrine dessa loja: com um adesivo imenso da Frida Kahlo em uma arte vetorial toda colorida. Vários lustres de miçangas pendurados pela loja, chaveiros, manequins na cor laranja com vestuário todo estampado, quadros ao fundo e um pilar contando sobre o estilista e artista plástico, o idealizador do projeto e marca Gatos de Rua. Um dos “Made in Brazil“.

Foto de celular ~
Foto de celular ~

Fiquei na frente da vitrine analisando as estampas (pós tcc também né.. hahaha) e a identidade visual da marca que entrei na loja para entender a proposta que abordava.

Beto Kelner é um artista plástico, estilista e designer pernambucano que em 2004 fundou o projeto da marca em ajudar pessoas carentes de Recife com o auxílio da sustentabilidade. Com materiais que iriam para o lixo, eles criam acessórios, estampas para as peças de roupa e objetos para decoração, totalmente de forma manual criada pelos artesãos contratados.

~ Juro que não me recordo de vê-lo em alguma aula de Moda pela faculdade sobre o Brasil (no site menciona que o Kelner é vanguardista etc..).. ~

Capturar
A coleção da Frida é de 2014 – “Colorida e vibrante esta coleção retrata o amor e intensa, FRIDA é INSPIRAÇÃO, para esta coleção de Beto Kelner, onde as cores vibrantes, caveiras, inteligência, arte, força interior, retratam o amor. Beto Kelner homenageia nesta coleção, a inteligência, força, sensibilidade, cores, metáforas, traços desta grande artista mexicana.”

Bem, aproveitei e dei uma fuçada legal para ver os produtos, a loja estava com desconto e comprei 2 lenços estampados: ambos são miçangas ~ um é apenas miçangas coloridas ao lado da outra ~ e ou outro são flores/folhas feitas todas com miçangas e arame (que são os chaveiros vendidos lá também). Eu comprei mais por referência, porque achei a proposta legal e também porque não sei quando voltarei mais para Recife… Digo isso, porque os lenços pareciam mais uma bandeira em estampa corrida feita em Musseline de um restante de tecido e que botaram pra vender (o acabamento da barra tá meio repuxado).

 

 

IMG_8754Algumas estampas que fucei por lá, estavam meio pixeladas (pixelizadas?), esteticamente isso estraga para uma estampa ser vendida e apreciada. Geralmente ocorre quando você amplia a escala da estampa e distorce/machuca a imagem. Isso visualmente não me atraiu.

Sobre a modelagem das roupas, algumas são interessantes para o uso das estampas, outras eu achei meio ultrapassadas.

Sério, achei muito interessante a proposta. Brincar com superfície têxtil se torna divertido por variar a arte que será aplicada no tecido: tanto por meios artísticos – voltado para ilustração manual – como por estudos de fotografias e objetos escaneados para a criação destas. Super daria um tema para um TCC de Estamparia. 😉

IMG_8755

A marca em si, penso eu, se comunica melhor para a área de Design de Interiores: seus produtos já apareceram pela Emissora Globo e em empresas corporativas.

Para o pessoal ai que tá com coceira na mão, quer fuçar na loja online e comprar alguma coisinha, clica aqui ó. 🙂

Ana Blue

 

2 Comment

  1. Boa noite,
    Curto muito essa loja Gatos de rua. Sempre que viajo e a encontro nos aeroportos, adoro entrar e curtir todo esse talento e criatividade, além de adquirir algumas peças também, claro.

Deixe uma resposta

CommentLuv badge