MODA: Como é a área de Design de Estamparia?

0 Flares 0 Flares ×

Oie!

Resolvi fazer um compilado sobre estamparia dentro de um vídeo lá no canal para tirar dúvidas e matar a curiosidade da galera que quer cursar moda ou que já se formou e não sabe que área ir: pois é, temos Estamparia! \o/ Uma área legal e colorida, mas que infelizmente quase ninguém conhece (antes de me formar, nem eu não fazia noção dessa área! Só conheci quando fiz meu TCC de Estamparia Autoral!)

fazer o q 2

Design Têxtil, Design de Superfície ou Design de Estamparia quer dizer exatamente a mesma coisa! 🙂 Só muda a nomenclatura mesmo. Dentro do Design Têxtil, você vai trabalhar com a superfície do tecido: tanto desenhando, usando tinta, colagens (tanto manuais quanto digitais), intervenções gráficas, trabalhos com o próprio tecido, tingimento e assim vai! 🙂

  • Quem pode trabalhar com isso?

Geralmente, o pessoal que mexe muito com áreas artísticas e gráficas! Tem o pessoal de Design de Moda (que é importante, já que você usa bastante para linha têxtil em roupas), tem o pessoal de Design de Interiores (estampa para móveis, estampa em papel de parede e o que mais vier!), como também tem o povo de Design Gráfico + Publicidade que tropeça na área de estamparia pela parte gráfica (como eu mencionei nesse vídeo aqui).

  • Tipos de Estampas:

Criar estampa depende muito do Rapport, que é a repetição de um padrão. Imaginem um azulejo/quebra-cabeça e o que você ficar nele vai repetir tudo em volta. E para isso, existem diversas maneiras de criar estampa com técnicas de rapport (direto, deslocamento, tijolo e assim vai).

video estampa

  • Área da estamparia:

Tipos de estampa: Serigráfica/Cilindro/Estêncil (pessoal que customiza roupa usa essa técnica direto!). Digital/Sublimática. Infelizmente, até na área de estamparia vivemos rodeadas de plágios. Tanto designers que copiam na cara de pau, aqueles que encontram pelo Google e acha que pode fazer o que quiser, como designers de sublimação que vão diretamente dos portfólios dos autores e copiam elementos criados anteriormente, usam o elemento modificado sem autorização e estão vendendo trabalhos por aí. :/ E um outro ‘infelizmente’ que aparece aqui também é que boa parte dos designers quase não são citados em suas criações (só no nosso portfólio mesmo). Eu digo isso pela minha mãe que trabalhou na área, como o que eu ando vendo por ai (com amigas e cia).

Designers focados para esta área batalham diariamente: tanto para serem reconhecidos como também terem um salário bom. Muitos deles trabalham em estúdios pequenos que muitas vezes nem tem nenhum tipo de auxílio (vale transporte/alimentação, carteira assinada e assim vai), empresas vendem metros estampados e nem porcentagem alguns levam. E, se pararmos para pensar, até esses sites que “ajudam o artista” dão uma % minúscula para os artistas que hospedam seus trabalhos para serem estampados em seus produtos.

Lá para os anos 2000 que era quando os Softwares vinham para cá, o mercado oriental já atrapalhava e desvalorizava o mercado por aqui pela obra de mão barata e produtos em conta. E nos tempos de hoje, o papo da estamparia que anda aparecendo mais por aqui (cursos específicos e cia). Vejo muito sobre cursos no Rio de Janeiro, Florianópolis e alguns em SP.

  • Designers Brasileiros que eu adoro:

Clau Cicala
Clara McCallister
Marina Galleazzo
Sophia Longo

Angelo Artimus
Patrícia Capella (Blog: estampaholic.com)
Carina Prieto
Bruna Sibilio

  • Livro que me ajudou muito:

Design de Estamparia Têxtil. Autora: BRIGGS-GOODE, AMANDA. Ed. Bookman
Lojas: fnac.com.br OU estantevirtual.com.br

 

Quer saber mais? Assiste o vídeo aqui ó:

Logotipo Definido - Escolhido

6 Comment

  1. Legal essa ideia de estampas diferentes.
    Trabalho na Areá de Design de Interiores, e achei bem interessante mandar fazer umas estampas diferentes para revestir poltronas, cadeiras, acho que pode ficar bem legal.

  2. Oi Ana! Muito legal o post e o seu vídeo. Já me inscrevi no canal.
    Ando pensando em montar uma pequena estamparia de sublimação para eu me minha mãe trabalhar porque acabei ficando desempregada no fim do ano passado =(

    Vou canecas e camisetas, inclusive comprei um curso agora pouco que estou lendo no site http://www.cursotransfer.com se um dia você puder fazer um video falando só de sublimação seria legal.

    1. Quando eu tiver experiência na área, quem sabe um dia eu faça 🙂

  3. blog Legal… gostei da indicação do livro…

  4. Vim conhecer todas as técnicas em alguns passeios até a galeria do rock!
    antes pra mim era tudo a mesma coisa rs, mas são técnicas bastante diferentes e algumas muito trabalhosas! Parabéns aos profissionais da área!

  5. Interressante, eu não sabia dessas varias areas da estamparia, vulgo leiga.
    Adorei o post. Um abraço.
    http://julietincrisis.blogspot.com

Deixe uma resposta

CommentLuv badge