Materiais: Aquarela para Iniciantes

0 Flares 0 Flares ×

Ol√°!

Finalmente, depois de um monte de gente me pedindo pelas redes sociais esse tipo de post, me organizei para 2016. ūüôā

materiais aquarela para inciantes

O fato de eu ter demorado tem um motivo: Eu ainda estava aprendendo mais sobre a parte técnica da aquarela, portanto, queria vir com este assunto mais denso e claro para não deixar nada escapar ou algo errado. Espero que ajude vocês a pelo menos dar uma guiada!

Aos que me acompanham aqui pelo blog há bastante tempo, sabe que quando eu comecei na aquarela, eu já fui usando os materiais que minha mãe tinha (isso inclui pincel e tinta), tudo de maneira muito intuitiva (cai de paraquedas haha) sem buscar seguir regras ou técnicas. Aos poucos com meus estudos e experiências eu fui vendo os materiais ideais para a técnica.


 

PAPEL

f460d723129581.5631db7864ff1

L√° no come√ßo da faculdade, em 2011 quando tive meu primeiro sketchbook “mais s√©rio” (quando crian√ßa, meus sketchbooks eram todos de folha sulfite, ent√£o n√£o conta), era um de folhas de 180 de gramatura que comprei na Papelaria Jussara. Para quem n√£o viu, √© esse aqui. Ele n√£o aguenta o tranco de aquarelas beeem aguadas, ou seja, ele vai enrugar. Caso queira testar para ver o que acontece e como √©, eu acho v√°lido.

Mas, se quer realmente entender como a aquarela funciona dentro da técnica certinho, recomendo que vá direto para folhas específicas para a técnica de 300 de gramatura: há folhas com texturas mais enrugadas (cold pressed/prensada fria), texturas mais sutis e texturas acetinadas, que é considerada a textura lisa (hot pressed/prensada quente).

O que encarece para os profissionais é ser 100% algodão que absorve mais (e é uma delícia de usar, eu só usei uma vez).

**A linha de estudante é com 100% celulose (fibra de madeira), o que deixa mais barato.**

 

vênus em gêmeos

Um bloco mais em conta que conhe√ßo e uso/usei durante muito tempo √© o da Canson Linha Universit√°ria. A √ļnica coisa dele que eu n√£o gosto que me irrita √© a textura de ondinhas que ele tem. Mas em todo caso, a folha aguenta os dois lados, ent√£o se voc√™ tamb√©m n√£o gosta, use o lado avesso e se divirta.

 

TINTAS

f460d723129581.5631db7864ff1

Não importa se é pastilha ou bisnaga: é questão de gosto e adaptação.

Eu s√≥ cheguei a usar uma vez a Aquarela da Pentel, no evento do Pupunha Ink em que vou com amigos, peguei emprestada de uma amiga para experimentar. Al√©m de ser barata ela √© simples de entender seu uso. Recomendo seu uso para o pessoal que t√° come√ßando, estudar teoria das cores com ela √© f√°cil. √Č de bisnaga e meio l√≠quida. D√° pra usar sem medo. Eu particularmente prefiro a Pentel¬†para o come√ßo de tudo do que a Sakura Koi, porque ela possui mais caracter√≠sticas de aquarela do que a Sakura que tem uma caracter√≠stica de guache meio bosta que eu odiei profundamente. ūüėõ

 

PINCEIS

IMG_6601-856x1024

Recomendo aqui pinceis sint√©ticos (n¬ļ 12 ao 0):

  • gordinhos/mais cheios para espa√ßos maiores e aquarelas mais aguadas,
  • chanfrados para fundos,
  • finos para detalhes e
  • tri√Ęngulo chanfrado (√© pontudinho e meio chanfrado).

Marcas como Tigre e Keramik salvam vidas.¬†H√° um tempo atr√°s, comprei um kit de pinc√©is sint√©ticos (foto acima) na Loja Daiso, o kit saiu por R$ 6,90: tanto os gordinhos como o chanfrado, cada um. *(Os meus no cabo est√£o meio sem tinta, porque, nunca deixem de molho dentro de um copo d’√°gua! Resultado: eles racham e isso diminui a vida √ļtil do seu material ~ √©, a gente aprende na ra√ßa migos! haha)

Eu, n√£o recomendo ainda o uso daqueles pinceis descart√°veis (que tem o reservat√≥rio de √°gua no corpo, esse aqui). Por que? Porque voc√™ ainda n√£o tem uma no√ß√£o b√°sica de como regular o tanto de √°gua para a t√©cnica. Que tal mais pra frente? ūüėČ

~ Curiosidade:

Atualmente, eu quando aquarelo de forma profissional, n√£o uso mais esses pinceis da Daiso para a t√©cnica, eu os uso somente para¬†nanquim para quando testo algum Lettering ou Caligrafia apenas (*Em breve ter√° post sobre isso tamb√©m. ūüėČ ), os que uso agora s√£o os da Cotman.

‚ô•

Espero que tenha clareados as ideias. Quem tiver d√ļvida, deixem nos coment√°rios que responderei assim que puder. ‚ô•

PS: Em breve, ter√° post tamb√©m para o pessoal que j√° manja um pouquinho mais da t√©cnica de aquarela. E aos poucos organizo melhor a Categoria de Aquarela com os posts que j√° tinham… hehe ūüėÄ

(adoro começar de trás pra frente, sorry).

Logotipo Definido - Escolhido

 

2 Comment

  1. Nossaaa, parab√©ns por suas cria√ß√Ķes e conte√ļdos! Gostando muito de tudo que estou lendo e aprendendo por aqui! Muito Obrigada por partilhar seus conhecimentos!

Deixe uma resposta

CommentLuv badge