Lolita – Vladimir Nabokov

0 Flares 0 Flares ×

Olá, eu queria começar minhas férias lendo, então fiz a festa na biblioteca da faculdade e peguei três livros para ler <3

Resolvi começar a ler Lolita, que a Mariana, minha colega da faculdade, mencionou que a leitura era boa.IMG_0063

 

E também porque antes, eu tinha assistido o filme de 1997. De início fiquei meio assustada pelo conteúdo (PS: LOLITA É RECOMENDADO PARA MAIORES DE 16 ANOS e por aí) e tal, mas deixando o emocional de lado é um filme/livro muito bom para a época que foi feito.

O filme, eu assisti aqui.

IMG_0065

 

O livro que peguei é da edição de 2003. Na faculdade nem a capa tinha direito. Para matarem a curiosidade é essa versão.

IMG_0061

 

Bom, o livro se trata de pedofilia, o que foi um assunto bem forte tratado na década de 50 pelo Nabobokov.

Irreverente e refinado, este é um dos romances mais célebres de todos os tempos. É também uma aventura intelectual que não deixa ninguém indiferente, um relato apaixonado de uma sensualidade alucinada, uma autópsia implacável do modo de vida americano. De um lado, um homem de meia-idade, obsessivo e cínico. De outro, uma garota de doze anos, perversamente ingênua. A química se faz e dá origem a uma obra-prima da literatura do nosso século. ‘Lolita’ é chocante, desafia tabus, escandaliza. O livro foi incorporado ao imaginário coletivo da modernidade, e até o nome da personagem tornou-se um substantivo corrente, provas do alcance e da genialidade do autor. 

 

IMG_0062A edição pelo menos que eu peguei tem as letras um pouco pequena, tornando a leitura cansativa e por isso acho que levei umas duas semanas e meia o lendo…

IMG_0053

 

Tem poucas partes em que tem a fala das personagens por conta de ser uma narrativa do Mr. Humbert Humbert.. Ele mais fala o que ele vê e vive do que a própria fala das personagens.

Há boas partes em que o que o Humbert fez com a Lolita você sente um nojo dele e como funciona a cabeça de um pedófilo. E em outros momentos até a Lolita irrita, porque mesmo ela sendo uma criança mal criada até que ela sabe que deixa o Humbert louco.IMG_0051

 

Em boa parte, por conta de Humbert ser francês tem bastantes trechos em francês e haja google tradutor, claro, além de outras palavras em português que necessitam da ajuda de um dicionário. <3

IMG_0055

 

A história é densa e é gostosa de ler, porém, algumas partes fluem e outras vão arrastadas.

Incrível como um autor possa ter criado toda a história quanto até o prólogo. Quando o nome simples vira um adjetivo, pode ter certeza que vai ter uma história boa por trás…

Lembro que em uma pesquisa e se não me engano no próprio livro, foi banido em vários países (desde a década de 50 ) e mesmo assim é considerado um clássico.

 

No fundo, o Humbert, para a alma dele, não era considerado um pedófilo que queria machucar a sua Lolita, mas um apaixonado que só queria ser e fazer dela feliz.

Mas pra mim, na minha visão, tanto no livro quanto no filme, a partir do momento em que Humbert começa a privar a Lolita de fazer teatro, sair com amigas/amigos e tentar manipular ela com as humildes moedas de um centavo que dava, era muito cabeça de pedófilo psicopata que até eu fiquei com raiva e nojo dele… Hehe acho que isso é resultado de muito CSI e Criminal Minds que andava assistindo há uns tempos atrás..

 

IMG_0064Bom, então, para quem gosta e está a procura de casos cheio de drama e problemas ‘emocionais’ esse é um bom livro para você, caro leitor.

Se está a procura de um romance doce, lindo, leve e a la Disney, tire seu cavalo da chuva e caia na real porque não é… 🙂

Boa Leitura.

Ana Lu

5 Comment

  1. Ana,
    Tbm tentei ler Lolita, mas não fui tão persiste…até que eu estava adorando a história, apesar de as vezes sentir muita repulsa e nojo do Humbert, mas o que me fez desistir msm foi a bendita *maldita* edição que eu tinha, era essa msm q vc leu, e eu detestei…detestei tanto que me desfiz do livro…agora estou ensaiando pra comprar um exemplar melhor, pq com esse não rolou…

    ótima resenha…
    beijos
    http://www.odocediariodasanas.wordpress.com

    1. Hhaha nossa, que bad..
      Mas porque não gostou dessa edição? ‘-‘
      Obrigada 🙂

      1. Ai AnaLu…
        Eu achei essa edição muito desorganizada na diagramação…as letras e espaçamentos muito juntos…
        E isso atrapalha demais no meu desempenho na leitura…não gosto…
        beijis

        1. Hmm entendi.
          É realmente o espaçamento é muito junto.. Se não me engano o espaçamento deve ser simples de acordo com o que eu to acostumada com as regras da ABNT e REALMENTE até pra mim cansou, a leitura foi meio arrastada…
          Engraçado como isso influencia né? 🙂
          Ana Lu

Deixe uma resposta

CommentLuv badge