Filme – O Enigma Chinês

0 Flares 0 Flares ×

Olá!

Faz muito tempo que não recomendo nada por aqui sobre filmes. Porque também fazia tempo que encontrei algum filme que prestasse.. Tanto Cinemark, Uci e o Reserva Cultural estava meio pobre e nada me atraiu.

Bom, para minha alegria estreou um filme em que Srta. Tatou interpretou com um velho conhecido que logo de cara fiquei encucada porque já havia o visto em algum lugar… E não estava enganada. O casal do “A Espuma dos Dias” voltaram como amiguinhos e namoradinhos no Enigma Chinês, o ator Romain Duris! 🙂 Já sabendo disso, gostei da ideia e já deu uma leve inspirada.

BqXoe14IUAAtHNO

Bom, o nome do filme remete à ideia de que a nossa vida parece ser mais complicada do que um enigma chinês. E não foi à toa, que o nome do filme é o nome do livro que Xavier, o protagonista escrevia. Sinopse: Xavier é um homem de 40 anos que ainda acha a vida muito complicada. Quando a mãe de seus dois filhos decide se mudar para Nova York com as crianças, ele não suporta a ideia de vê-los crescendo longe dele.

tumblr_mxzv2ybkWo1rgsy1bo1_r2_1280Assim, Xavier também se muda para a cidade, onde irá viver um verdadeiro quebra-cabeça para conseguir obter a cidadania americana. Indicado para 14 anos acima.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ooPzZbpvKls]

Além de divertido, com um certo ‘tapa na cara da senhora realidade’ de que nada na vida é fácil o filme não é tããão puxado. No começo é meio devagar porque começa meio que do final e volta pro começo e zzz.. Mas é começo e apenas explica como era a vida de Xavier antes. Tem um lado bem cômico e que dá vontade de levar nossa vida de maneira mais leve, porque não é apenas nossa vida que é complicada: a sua, a minha e a de todos nós são.

O modo em que as cenas foram encaixadas também é bem interessante, porque foge do filme tradicional, digamos, que você vai indo e …….. bleh. Mudando de ângulos, pontos de vistas deixa mais interessante e não monótono.

14168583057_1ac235ecb9_o

E mais, pelo filme ter uma mistura de línguas: inglês americano com britânico, francês, um pouco de espanhol e oriental ele se torna engraçado. A língua francesa, no meu ponto de vista, é complexa, mas ela é fofa que dá até vontade de aprender. E eles tem um jeito diferente de rir, mais reservado e se deixar estão rindo com biquinho. haha

O filme mostra como a pessoa vai atrás de tudo para resolver seus problemas, de um certo modo, até dá mais vontade de procurar mais problemas para resolvê-los.. Ainda mais pra quem está começando nessa vida…

14351746461_41fcee663c_o

E sendo escritor, uma pessoa criativa, nem sempre é fácil manter a criatividade seeeempre lá em cima… Pra mim, pelo menos, inspiração SEMPRE aparece mais nas férias: eu fico pipocando de ideias. E durante o dia a dia, fora das férias aparece, mas não é tanto. É uma montanha russa, bem extrema. Imagina tudo isso e mais uma penca de complicações? Até minha gastrite se remexe dentro de mim. haha

Vale a pena ver! Eu assisti no Reserva Cultural (São Paulo, próx. estação Brigadeiro/Trianon), mas quem sabe, até já tenha para ver online ou baixado né? Porque o filme é de 2013!

14354203284_4e2c44cfd6_o

Ana Lu

Deixe uma resposta

CommentLuv badge