Faculdade de Moda + Mercado de Moda no Brasil

0 Flares 0 Flares ×

Estudar Moda, não é só ver Look do Dia e ser It Girl. Muita gente que ingressa nesse ramo acha que vai ser assim.

“Fala-se tanto em liberdade de expressão e democracia na moda, mas o que vemos são modas ditadas por blogueiras e seus looks do dia.”

e

“A grande maioria trata a moda como tendências rasas e esquece que ela faz parte de um contexto global, interligada a política, economia, música e cultura. Esquecem também de conteúdo e informação de moda, já que agora todos podem ser críticos e despejar seus julgamentos. Como diria Suzy Menkes, “quem precisa se formar na Central Saint Martins quando uma roupa feita em casa pode ser transformar em um viral no Youtube?”.” Fonte

Vou falar sobre como é estudar Moda para quem quer entrar nessa área, já que vi uns vídeos meio sem cabimento por ai…

Clique aqui para ver o vídeo.

Além das informações do vídeo, acessem os seguintes sites para mais:

Sebrae

Exame

IEMI – do Instituto de Estudos e Marketing Industrial 

Folha – reportagem sobre o E-bay

Apex Brasil

ABIT – aqui e aqui

E um blog que dá um tapa na cara da realidade em quem acha que moda é coisa fútil e tudo que já falei, dê uma lida aqui.

Vagas de Emprego em Moda

Caso tenham interesse, nesse post eu falo sobre como é estudar Moda na Universidade Belas Artes.

Espero que tenha ajudado. ^^

Para completar, MODA PARA HOMENS também fala um pouco disso aqui.

Ana Lu

7 Comment

  1. […] melhor sobre o universo da Moda, que está prestes a entrar na facul, recomendo dar uma olhadinha aqui! […]

  2. […] ~Para quem entrou diretamente nesse post, fiz um outro falando a realidade do curso de Moda no Brasil junto com um vídeo! Clique aqui. […]

  3. Esses problemas acontecem com todos os cursos. Como eu me irrito com gente que diz que arquitetura é “só desenhar” ou os alunos que adoram compartilhar nas redes sociais que vivem tomando café porque não tem tempo para dormir, estranho não ter tempo para dormir mas ter tempo para compartilhar essas besteiras.
    Quanto aos “looks do dia”, eu realmente acho que são um sistema de idiotice. Porque eu sinto que essas tais blogueiras impõem um “padrão do que é bom”, sendo eles; ser magra, usar a roupa das marcas x e y que custam os rins de tão caras, usar a bolsa bafônica e todo esse mimimi. Coisas que são completamente diferentes da realidade da maioria do Brasil, não seguindo o estereótipo de “Brasil país da pobreza” mas na questão de que nem todos tem condição de pagar mil reais em uma blusinha de renda e infelizmente esses blogs conseguem atingir todo esse público e consegue afetar as pessoas. Eu conheço uma amiga de carta (porque eu troco cartas) que se queixava muito por ela não fazer parte desse grupo, porque ela é cheinha, não tem o iphone, não tem roupa de grife e por isso se sentia triste, feia … Uma loucura isso. Mas além de que,tudo isso realmente leva a generalização de todo o setor e a ilusão de que estudar moda é só “ter um blog com look”. Alok, eu escrevi tanto e não falei nada direito hahaha. De todo modo, gostei muito do vídeo, tem bastante informações que para quem quer fazer o curso, irá ajudar muito.

    1. Obrigada!
      Que isso, falou muito mas falou o que é a realidade 😀
      Caramba, mas isso de afetar sua amiga porque é cheinha, não ter Iphone e ‘fazer parte do grupo’ também não dá.. É triste isso, porque a pessoa não enxerga. D:
      Mas acho que só o tempo vai poder mostrar isso pra ela.. Que nem eu falo brincando com a minha amiga: a realidade vai dar um tapa na cara pra cair a ficha!
      Ana Lu

  4. Pensei em fazer moda, mas acabei optando por jornalismo, como quero ir pra área de jornalismo de moda e não o estilismo e tal. Espero não me arrepender! Adorei seu blog, estou seguindo!

    1. Ainda bem que conseguiu se decidir antes de entrar na faculdade! 🙂
      Boa sorte

  5. Eu nunca tive pensamento em fazer moda, mas acredito realmente que seja mais do que estamos acostumados a ver por aí. Deve ser um curso interessantíssimo. Gostei muito do blog, parabéns!

    Beijos!
    http://www.meianoiteequinze.com.br

Deixe uma resposta

CommentLuv badge