Dúvida: Como buscar imagens no Google?

0 Flares 0 Flares ×

Olá pessoal,

nesses últimos dias eu passei por algumas situações de raiva porque andaram plagiando o cabeçalho do blog para uso indevido de imagem por ai. ¬¬ E eu sei como isso sempre acontece. Sei como é o procedimento e ter que fazer isso toda vez que se repete. Sei também, que mesmo que eu faça esse tipo de post, possa adiantar e ajudar pessoas que estão entrando para essa área da arte em que pessoas vivem buscando “inspiração”, referências e o algumas artes free para usar bem como entender, como também não vai resolver esse problema no mundo todo só porque eu quero né?

Ilustração Cabeçalho Aquarela Autoral Ana Blue Blog 9dadesasolta
Criei essa imagem, para tentar de uma forma desesperada alertar para qualquer pessoa que buscar por ‘ilustrações aquareladas’ e encontrar a minha para NÃO adicionar e salvar em redes ou blogs. Espero que agora assim funcione. Não aguento mais ter meu cabeçalho em outros blogs SEM PERMISSÃO.

Ok. Vamos do começo para poderem entender o que eu quero dizer com “buscar imagens no google”:


Caso 1:

Fui avisada por uma amiga que estavam usando minha arte de cabeçalho como estampa de uma camiseta que estava sendo à venda por aí no instagram. Entrei em contato com a marca e removeram.

  • A arte do blog (ou como qualquer outra por ai) é exclusiva e tem uma finalidade;
  • Para ser estampa de algo, precisa ser algo original ou comprado;
  • A pessoa que vende estampa estipula um preço no contrato: venda com valor fixo e/ou com as % de venda inclusas;
  • Eu, dona da arte, tenho que autorizar a venda da arte. Mas eu autorizo aqui os direitos autorais da arte. Então, eu especifico no contrato para o que, onde e quanto tempo essa pessoa pode usar minha arte;
  • Caso nada disso tenha acontecido, eu entro em contato com a pessoa que fez isso e peço a remoção. A pessoa não quer tirar? Ok, o risco que ela corre é de ser processada por estar quebrando a lei de direitos autorais (Lei 9610/98);

Caso 2:

Sabia que sair por ai pegando qualquer foto para ilustrar post também é infringir a lei dos direitos autorais? A foto que você encontrou em tal lugar (Editado: já removeram) :

Capturar6
Clicando na imagem você descobre quem usou meu cabeçalho… ~ Aliás, esse blog que mostro aqui cometeu também outro erro: a arte de cabeçalho dela, a menina da direita é da Tati Ferrigno, ilustradora que tem várias artes da Tilibra (Sabe a Jolie? É dela).. Então..
  • Ela é livre de direitos autorais? (ou seja, ela foi criada para ser usada por qualquer um?)
  • Você pode usar para ilustrar seu post com a finalidade de deixar sua publicação completa?
  • O dono autoriza?

Pois é. E pegar qualquer imagem pelo Pinterest, pelo We♥it ou pelo Google e citá-los como a fonte original: continua sendo errado. Por que? Porque ambos são considerados buscadores. Porque a imagem não se originou lá. Ela veio de algum lugar. Onde? É o que explicarei mais pra frente…


 

Caso 3: O pior de todos e que eu acho muito triste da cara de pau do brasileiro… (Editado: Já removeram.)

SEPHORA_-0053
Clicando na imagem, você é levado para o blog que usa a arte dos outros e faz a questão de colocar o nome dele em cima, sem se importar…

Eu fico bem magoada mesmo de saber que ninguém se importa com créditos, autoria e qualquer outro tipo de situação em que você se apropria. A questão aqui é:

  • A arte de cabeçalho tem o nome do blog;
  • A arte do cabeçalho tem minha assinatura dentro da arte (anablue);

E mesmo assim, a pessoa não pensa em ir atrás de tentar descobrir pelo menos de onde é esta imagem? Ok, ela não apagou os créditos da imagem (“menos pior”), mas mesmo assim usou para ela como se pertencesse à ela: colocando o nome do blog em cima! ~ Quem não sabe, acha que é uma arte só. Quem sabe e percebe, vê que tem duas coisas conversando separadamente.


 

Ok. E como será que estas pessoas encontraram a arte? Pelos buscadores. A própria moça do primeiro caso disse que encontrou por lá e não sabia nada sobre.

Conversando com amigas ilustradoras, observamos que quase ninguém sabe dessa opção do Google de facilitar encontrar a fonte de uma imagem. A Carla, mencionou que ia fazer um post para ajudar o pessoal. Super concordei com ela e mencionei que também faria. Por mais que ficasse repetitivo e que várias pessoas já fizeram por ai quando o Google lançou essa opção, acho mais válido ainda mais outras blogueiras que mexem com imagens e artes a fazerem também, porque o assunto aparece mais e mais pessoas tem a possibilidade de ver/saber/aprender.

Como pesquisar estas imagens pelo Google?

1

Sabe esse ícone de câmera que aparece ai na barra de buscador? Pois é, ele não está ai de enfeite. Clicando nele, você tem a opção de inserir a imagem (print da imagem que você quer) do seu computador, como também buscar pelo link da imagem (com o botão direito, você clica sobre a imagem e pede para ela copiar o “link de url da imagem”). PS: A imagem NÃO DEVE estar em PNG. Tem que estar em JPG.

2

O exemplo que estou dando aqui, é com a pesquisa da arte do meu cabeçalho. Eu mandei a arte direto do meu computador e vejamos o que o Google encontra:1 11787422_889392097801621_1246229295_n50

O Google encontrou a arte no meu blog. E claro, você indo mais pra frente com a pesquisa, você consegue ver outros lugares que citou o blog ou que usou a imagem do blog (até meu portfólio no Behance aparece!). Foi assim que encontrei os 2 últimos casos. Não é simples?

E deixo aqui outra dica para vocês:

Dica 1: Na época em que estava fazendo meu TCC, eu precisava de fotos de Looks claros para poder aplicar a minha arte na roupa para fazer a simulação da estampa (ou conhecido no mundo gráfico como Mock Up – uma ‘maquete’ que é criada para aplicar sua arte em cima: vai de roupas, canecas, livros, etc). Como eu ia fazer impressão, eu precisava que a imagem fosse grande e tivesse uma resolução grande senão iria ficar toda pixelada. Uma amiga da faculdade (obrigada Mariane! ♥), me mostrou que no Flickr você pode fazer isso, buscando lá na opção dos Avançados.

Capturar2

Dica 2: E pro pessoal que é APAIXONADO por Mock Ups, assim como eu (meus amigos brincam comigo que eu sou a louca dos Mock Ups! hehehe ♥), encontrei começo do ano um site/blog, o Design Culture ♥ que disponibiliza 9 GIGAS SÓ DE MOCK UP! <3 Para conseguir, clique aqui ó. :B Apesar que eu já o seguia há 500 anos, depois que me toquei que era um dos blogs de Design da minha lista! heuheuehe ~ #SouAnta.

Dica 3/4/5: Quer artes free pra usar por aí? ShutterStock, Freepik e o iStock também tem! Em cada um, já deixei um link para servir de exemplo. É só entrar aí, largar de preguiça e querer tudo de mão beijada (pf migo! você tem a internet na ponta dos seus dedos!!) e fuçar. 🙂

Viu? Há diversas maneiras de encontrar imagens sem infringir os direitos autorais. É só pesquisar! 🙂

O braço não cai, eu prometo! ♥ ~ eu digo que sou irônica, mas só quando precisa.

Ana Blue

 

1 Comment

  1. […] O ato de copiar o que você gosta durante os estudos, é chamado de “releitura para estudo”. Quando você está aprendendo a desenhar, você precisa de uma referência de base para poder copiar: descobrir seus erros, facilidades, dificuldades e o que gosta. Caso você esteja copiando a arte de algum artista famoso e que você não venda essa releitura/cópia ou divulgue por ai, você deve creditar o autor da obra original, porque isso seria o famoso e conhecido plágio. E nem pense também em sair por ai dizendo que você criou originalmente. A internet tem muitas ferramentas e é super fácil descobrir quem é o artista verdadeiro e quem é o cara de pau que copiou (como eu ensinei aqui). […]

Deixe uma resposta

CommentLuv badge