Faculdade de moda: Como é o curso na Universidade Belas Artes?

0 Flares 0 Flares ×

Olá

Como participo de muitos grupos no facebook e pelo fato de ter um blog, muitas meninas me procuram para saber como é estudar moda na Belas Artes, tanto para saberem se realmente é isso que pretendem seguir de carreira quanto para comparar faculdades.

Bom, vou falar todos os tópicos que acho importante. ~espero lembrar todos, porque já expliquei diversas vezes sobre isso~ Vou falar comparando com outras faculdades que andei pesquisando na época.

  1. Vestibular: O vestibular que fiz foi apenas em um dia. Estava bem tranquilo. A prova específica era só para desenhar um croqui ~NA MINHA ÉPOCA, agora pode ter mudado, não sei~, tem redação, múltipla escolha. Só caíram matérias da área de humanas e uma de matemática.
  2. O meu 1º semestre era muito parado. Realmente é desanimador, mas é o básico que aprendemos, teoria para ter noção.
  3. A faculdade funciona em SEMESTRES (enquanto a Sta Marcelina, por exemplo, é anual).
  4. A faculdade Belas Artes tem uma unidade só de Design (Moda, Gráfico, Interiores e Produto) : é próxima a Av. 23 de Maio e entre as estações Ana Rosa (Linha Azul) e Paraíso (Linha Azul) do metrô. Saindo do metrô tem que andar por volta de uns 30 min. É perto até, só tem essa caminhada. ALÉM de que possui uma VAN que leva da unidade principal (Estação Vila Mariana) para a unidade de Design. Ela possui horários. No site está disponível em download de pdf.
  5. Há vestibular no meio do ano também. Eu entrei na faculdade no meio do ano. Entrei em Agosto de 2011. De lá até hoje, a MATRIZ CURRICULAR mudou: porque? De acordo com a faculdade, é melhor fazer atualizações de acordo como o mercado anda.
  6. No meu 1º semestre, tivemos um problema com a professora de Introdução a Tecnologia Têxtil: depois de um mês de aula (eu acho, não me recordo), ela foi requisitada para dar aula na USP e como era uma oportunidade única ela aceitou. O problema era que ela só podia lecionar em apenas uma universidade. Então, acabou que ficamos 2 semanas sem aula dessa matéria. A faculdade não nos avisava e toda segunda-feira (que era o dia da aula da disciplina) íamos para a faculdade e não tinha a aula porque ninguém nos avisou. Para resolver o problema, enviei um e-mail para a coordenação e demorou para obter a resposta. Acabou que na 3ª semana finalmente encontraram um professor para repôr as aulas (e as aulas eram repostas de tarde). Encontrar professores desse segmento estava difícil porque poucos eram MESTRES ou DOUTORES.
  7. A Belas Artes só aceita professores: Especializados, Mestres ou Doutores.
  8. As aulas acabam as 11h! Eu particularmente, acho um absurdo. No começo de 2011 entrei pagando R$1,850,00, agora que estou vou entrar no 6º semestre/2014 estou pagando R$2.030,50 e continuo com as aulas indo até as 11h. Enquanto outras faculdades, como FAAP e Santa Marcelina, possuem aula até umas 12h50, algo por aí (teve um tempo que quis mudar de faculdade e pesquisei sobre outras faculdades).
  9. Os professores são muito bons e as aulas produtivas. Os projetos que tem durante alguns semestres são interessantes para fazer.
  10. No 2º semestre tivemos um trabalho de criação para misturar referências de ícone de moda e alguma época da moda. No caso, o nosso tema foi ‘Era Vitoriana e Pocahontas’ em que desenhamos o croqui, fizemos uma vasta pesquisa e fizemos a roupa. Isso foi uma matéria de Criação: foto abaixo.
  11. DSC_0230 DSC_0231 DSC_0232
  12. A infra-estrutura da faculdade é excelente. Comparei com a Santa Marcelina: da Sta, as máquinas são caseiras, as salas de informáticas tiveram vezes que tinham que sentar em duplas (conversei com várias meninas sobre), as salas são abafadas.. A Belas Artes, a sala de modelagem e de costura é espaçosa. Sem contar que a sala de costura possuem MUUUUITAS máquinas (o que a Sta. não tem), os laboratórios de informática possuem muuuuitas salas com computador (tanto plataforma Windows quanto Mac/ios) e todas as salas com ar condicionado. Laboratório de fotografia (empresta a câmera por 1 dia com autorização e assinatura de professor da disciplina).
  13. A Belas Artes dá disciplinas de Criação como ao mesmo tempo de Gestão. A FMU por exemplo, até um semestre você tem a opção de fazer OU criação OU Gestão. Fiquei sabendo disso em uma palestra do Alexandre Herchcovich na Livraria Cultura em que uma aluna perguntou para ele se é essencial estudar essas duas áreas (ele disse que sim) e a garota mencionou dessa opção da FMU.
  14. Todo final de ano tem desfile feito por alunos de 2º semestres escolhidos. No caso, minha turma e uma turma acima da nossa participou. Abaixo uma foto do look do meu grupo que a professora fotografou.
  15. DSC_0011
  16. Uma amiga tinha mencionado que quando visitou a Santa Marcelina, a coordenadora de lá disse que “se não souber costurar, pode mandar para a costureira”. Depois dessa, vi que para uma faculdade em que foca o lado criativo deveria exigir que os próprios alunos fizessem suas peças. Na Belas Artes os professores exigem que os alunos o façam.
  17. Comparando a BA com a Anhembi Morumbi, um professor disse em uma época que toda 6ª feira não tem aula e que alguns professores faltam e não repõem aula… Na BA tem aula toda semana e quando algum professor falta, sempre tem reposição.
  18. A Coordenação da faculdade e a organização é meio bagunçada. Respostas sempre demoram para vir, resposta de documentações, como por exemplo, constar estagio nas horas complementares, auxilio da coordenadora., etc.
  19. Comparado com  a Santa Marcelina, há poucas visitas a empresas, fábricas e confecções.
  20. Todos os materiais temos que comprar ~isso não é novidade, mas sempre me perguntam~.
  21. No 5º semestre, temos que fazer um TGI ~digamos que é um ‘filho do TCC’, para aprendermos como é feito um tcc. No caso é um projeto em que os professores desenvolvem.
  22. Na época da escola, naqueles eventos de ‘guia de estudantes’, todos mencionavam que não precisava fazer cursos daquilo que gosta para complementar o curso que você fará. Eu acho essencial, porque além de constar em seu currículo, reforçará o que você aprende na faculdade, já que nem todos os cursos são 100%. Uma amiga de um semestre adiante, disse que as aulas de fotografia, por exemplo, é BEM superficial. Então se realmente você gosta de alguma disciplina, faça um curso a parte centrado naquilo que gosta porque será mais específico.
  23. Na Belas Artes, no ano todo, possuem algumas semanas do Design em que possuem palestras e workshops. E contam como horas extras.
  24. LEMBRANDO QUE: FACULDADE NÃO É SÓ LOOK DO DIA. Tem que estudar MUITO, muitos livros para lerem, muita pesquisa, costura e modelagem. Conta ~sim, haja matemática~ tanto para aula de modelagem quanto marketing.
  25. Se eu não me engano tem bolsa pela Prouni. EU ACHO. CONFIRMEM. Não aceitam ENEM.

Bom, a minha opinião, depois das minhas pesquisas é que a Belas Artes comparada com as outras faculdades é a melhor. Mesmo as aulas irem até as 11h (eu estudo de manhã), os professores são ótimos, a infra estrutura é ótima, os projetos são excelentes ~ tanto os projetos que os próprios professores solicitam, quanto projetos de fora que eles fazem parceria~, você estuda gestão+criação. Tem atividades a tarde, em um espaço que eles chamam de GRID, que conta como horas extras. A biblioteca de lá é ótima, tem todos os livros que precisam para os trabalhos (além de que mesmo sendo aluno da BA de Design, podemos pegar outros livros da outra unidade ~ e a biblioteca da outra unidade, a de Comunicação, a da Vila Mariana, é LIIIIIIIIIINDA).

Eu acho que era só isso. Não estou lembrando de mais nada no momento. Qualquer coisa eu atualizo algo por aqui. 🙂

Se tiverem dúvidas: deixem nos comentários.

~Para quem entrou diretamente nesse post, fiz um outro falando a realidade do curso de Moda no Brasil junto com um vídeo! Clique aqui.

Analu 🙂

25 Comment

  1. Olá. Estou procurando um professor(a) que possa dar aulas particulares de desenho. Você poderia me indicar algum que tenha gostado? Obrigada.

    1. Antes de entrar na faculdade, eu fiz cursos aqui: http://cursosgraphis.com.br/
      Gostei muito! 🙂
      Ana

  2. Adorei as informações! pra quem gostaria de saber como é a prova é só acessar o site http://www.belasartes.br/processo-seletivo/?pagina=provas-anteriores.

  3. A Faculdade Belas Artes é simplesmente o meu sonho de consumo rsrs. Estou me preparando bastante para prestar o vestibular.
    Beijos, adorei o conteúdo do seu blog.
    Juliana Amarantes postado recentemente…Curso de Patchwork – Aprenda Passo a PassoMy Profile

    1. Oi oi
      Obrigada!
      A BA é muito boa na infra estrutura.. Mas acho que peca um pouco pelo conteúdo que passa. Poderiam ter muito mais horas de aulas… Mas né, fazem de propósito para ganhar $$ (porque se vc quiser se especializar, eles disponibilizam cursos livres à parte que são mais caros ainda..)

      1. oi Ana Blue, gostaria de saber se para estudar na BA precisa saber costurar? obrigada.

        1. Não. Você aprende a costurar e a desenhar lá. É opcional você já saber fazer um dos dois 🙂

  4. Hoje em dia, o que você acha sobre o curso de moda da UDESC?

    1. Não sei, nunca fiz. O.o
      Desculpa, mas você pelo menos leu o que eu escrevi nesse post?
      Não quero parecer grossa nem nada, mas se eu tivesse feito eu poderia ter uma opinião sobre, mas nunca fiz e nunca ouvi falar.
      Escrevi apenas o que eu já fiz.

  5. Oiiiiii ,Bom estou em duvida com a Faap em moda, o que vc acha delaa??? pq estava entre ela e a fasm mas pelo que pesquisei não é la tudo isso,por favor mande resposta no meu E-mail acima
    otimo post s2

  6. […] tenham interesse, nesse post eu falo sobre como é estudar Moda na Universidade Belas […]

  7. oii, eu estudo na fasm e não temos que dividir o computador, e ainda sobra computador… Estranho :/

    1. Estranho ‘-‘ quando conversei com a menina que disse que estudou lá, comentou isso pra mim. ou a sala dela era muuuuuuuito grande..

  8. […] tenha interesse, nesse post eu falo sobre como é estudar Moda na Universidade Belas […]

  9. Eu fiz o vestibular vergonhoso da Belas Artes e passei. Vergonhoso por achar que foi muito simples, mas no caso era de Arquitetura e minha prova especifica era desenhar um croqui se inspirando em uma frase do Niemeyer. Fiquei pouquíssimo tempo por conta do valor da mensalidade, mas em compensação a estrutura da universidade é realmente excelente. As salas amplas, computadores, réguas paralelas, ótima biblioteca e acho lá tudo muito limpo e organizado, por outro lado a secretária deixa a desejar. Meu processo de transferência demorou uma vida, fora que eles ficam nesse jogo de te mandar falar com fulano, que te manda falar com ciclano.
    A universidade que estou agora, a mensalidade é super barata e a estrutura é um pouco precária se comparada com Belas Artes, mas tenho ótimos professores e uma coisa que aprendi nessa história de “universidade cara X universidade barata” é que independente de aonde estamos estudando, o esforço de fazer acontecer tem que ser sempre do aluno, de sempre dar o seu melhor, pesquisar e tudo mais. Mas gostei muito do seu post e acho que deveria ter mais 😀 É bom para quem quer cursar e para quem, assim com eu, gosta só de saber como funciona o curso, haha.Falei de mais, desculpa! 😀

    1. Concordo!
      Quando fiz o vestibular da BA também achei ridículo, eu esperava mais!
      Além de que a BA é um cu pra organização REALMENTE! É ciclano e fulano pra todo lado! ¬¬
      E outra, com esses reviravoltas que passei pensando em trocar de faculdade também vi que quem faz a faculdade são os alunos e não a faculdade que ‘transforma’ o aluno, é algo muito relativo. Porque só de olhar por ‘perfil de sala’ você sabe muito bem quem realmente quer estudar aquilo que gosta do pessoal que tá lá porque os pais enxeram o saco e precisam de diploma.
      Relaxa, falar demais é o que eu mais faço! uheueh 😀
      Ana Lu

    2. Oi Pâm, quero MTO fazer moda, mas acho a belas artes mto cara 🙁
      então fiquei curiosa sobre onde vc cursa/cursou..
      onde fica? e como eh o vestibular?
      Grande Abraço, ate ..

      ~ Sandriellen ~

  10. Olá, pretendo fazer Moda na BA.. gostaria de saber onde fica a unidade de design.. obrigado 🙂

    1. PS: Sou do RJ e estou perdidinho.. ainda nao fui a SP viitar a BA… rsrs

  11. Era louca para saber como funcionava a Belas Artes! Não é meu ‘plano A’, mas ouvi falar muito bem de lá e parece ser ótima. Obrigada pelo post <3
    Beijo!

    /conspirantes.com

    1. ^^ pesquisa bem todas as outras também, além de visitar ^^
      ANalu

  12. Oi Analu!!!
    A Belas Artes era uma das minhas opções de faculdade, mas era mais difícil para mim ir para Sampa, do que vir para Maringá.
    Eu não sabia que a FASM tem máquinas caseiras e os alunos tem que dividir computador, gente é um absurdo, porque o curso é beeem caro.
    A Belas Artes parece minha faculdade, tem bastante foco em criação e gestão também. O laboratório de fotografia funciona do mesmo jeito, emprestando câmera. A gente também tem desfile todo semestre.E nós que temos que costurar as roupas. Temos também integrador, todo ano, que é um mini TCC.
    Ah parece que mesmo não indo estudar ai eu fiz uma boa escolha (:

    Boa sorte na facul (:
    Beijos,
    Karen

    1. Ainda bem né?
      Escolher faculdade é a pior coisa né?
      É complicando, porque só fazendo para saber né? E no momento tempo é $$.
      Que bom, espero poder sanar a dúvida de muitas meninas que estão nesse processo tão complicado de escolha de faculdade!
      Boa sorte pra nós!
      Sucesso ;P
      Analu

Deixe uma resposta

CommentLuv badge