Como fazer: Portfólio Físico

0 Flares 0 Flares ×

Olá!

Levei um tempo, mas voltei com as fotos, dicas e tudo organizadinho. ♥

Enfim, esse post é uma sequência do papo todo: comecei com exemplos de portfólios onlines, aí sim fui para o assunto principal ~> Como criar Porftólio Online e agora o papo é sobre o Portfólio Físico.

Capa

Espero conseguir dar uma luz ao pessoal que tá começando a fazer e tá perdido, porque eu também fiquei assim. E acho válido, quando for fazer um portfólio físico: se planeje! Porque fazer um projeto bem feito e que dure por um bom tempo, todo o tempo possível é válido. Por exemplo: levei 1 mês para aquarelar todos meus elementos para estudos do sketchbook, digitalizar, tratar imagem, organizar tudo. Calma que tentarei ser detalhista aqui. 🙂 Só consigo me resolver por tópicos.

acabamento 2

Resolvi fazer meu portfólio com capa dura, com papel couché fosco 200g/m (se não me engano..). Fiz a impressão no Tesouro Laser, na Sé. Deu em torno de R$400,00.

Como meu TCC foi de estamparia, tudo o que aprendi com ele resolvi passar para o meu portfólio (o tamanho dele é 28 x 21cm se não me engano: esse tamanho todo porque é melhor para analisar as artes em geral, estampas etc). Sai da faculdade tentando encontrar job na área de estamparia.. Pretendo fazer uma pós em Design Gráfico, para Identidade Visual.. Até lá, veremos.

IMG_9536

Resolvi focar em um tema principal: tudo o que faço com meus desenhos, num modo geral e mais organizado. Iniciei com:

  • algumas das minhas estampas do TCC (processo criativo, elementos separados, a estampa inteira e a simulação da estampa).

Colagem ilustra

Tanto como expliquei no post do portfólio online, colocar pelo menos seu processo criativo dá uma diferenciação legal.. De forma resumida, pelo menos.

Pedaço estampa Siimulação pedaço

  • alguns elementos dos meus 15 sketchbooks com estudos (dos 15 que já tenho fiz a seleção dos melhores).

coco manchas folhas aquarela sketchb

  • e foquei um pouco em identidade visual que estudo por conta própria e sei um pouco.

creativité mini logo id pedaço

Enfim, a ideia aqui é poder auxiliá-los a poder montar o seu portfólio.

Eu fiz uma lista dos jobs que mais gostava e achava válido ter dentro do ArtBook. Fiz o jogo da seleção e aos poucos ia descartando.

Você não entende nada de diagramação, layout e cia? Pois é, eu não entendo a parte técnica também e por mais que eu lia livros na faculdade era complexo para mim… Portanto, você precisa pelo menos ter uma noção de que tipo seu projeto vai alcançar. Para quem você vai se comunicar? Uma ideia de que tive com meus professores na época de TCC era buscar referências (ou a senhora inspiração leia aqui) naquilo que me atraía a atenção e que acreditava que era o tipo de linguagem que tinha a ver com o meu projeto.

As minhas referências, durante muito tempo foram revistas gringas (tanto específicas de moda como também as mais artísiticas) e livro nacional.

  • Revista Frische
  • Revista Dazed & Confused
  • Revista i-D
  • Rookie Magazine
  • Revista Amarello (nacional)
  • Livro do Ronaldo Fraga (nacional)

Para cada uma eu analisei o modo como organizavam as cores, as fotos, o modo que escreviam, a diagramação, como as citações eram posicionadas, o tipo de tipografia, dentre muitas outras coisas..

E que sem eles, meu portfólio e book criativo do TCC nada seriam.

Logo, juntando referências de vários outros locais, você cria a sua arte. Para ver o restante do meu portfólio, clique aqui.

Espero que todas as dicas que dei sobre esse tema ajude vocês! Qualquer dúvida: deixem nos comentários.

Instagram | Flickr | Tumblr | Pinterest | Facebook Blog | Facebook Arte | Snap: @anablu_e

Ana Blue ?

4 Comment

  1. Sou uma futura arquiteta e suas dicas ajudaram mto, qual programa usou para montar o portfolio?

    1. Adobe In Design 🙂

  2. Que lindo! Sou fotógrafa e o portfólio físico também faz toda diferença <3
    Katarina Holanda postado recentemente…30’s, blogroll e minha memória volátilMy Profile

    1. Sim!
      Deixa o trabalho mais atraente.

Deixe uma resposta

CommentLuv badge