Como criar ou melhorar seu blog?

0 Flares 0 Flares ×

1

Estava eu, escutando um podcast do Brainstorm9 pra variar (clica aqui ó) e indo pra faculdade que tive uma ideia muito legal de post para fazer aqui. E até chegar a faculdade eu meio que já tinha desenvolvido na minha cabeça… Agora que eu preciso dele, as ideias saírem que é bom, nada né? hahaha 🙂

Bem, eu nunca fiz esse tipo de post por aqui, já que ao meu ver é algo meio ‘óbvio’ que todo mundo deixa passar na sua frente só que não percebe… E outra: boa parte da geração de agora acha que se colocar a dúvida principal, Titio Google trará a resposta objetivamente…. Não amigos, parem com isso. 🙁 Se permitam sair do automático e ligar o manual: observem mais as coisas ao seu redor, saiam um pouco das redes sociais, analisem mais, observem mais…. Isso faz uma puta diferença e isso aqui que ajuda você a melhorar ou criar um blog, sabiam? Pois é….

2

Eu fico meio pensando… Pessoal tem o Google nas pontas dos dedos… Tá com dúvida sobre um assunto, vai pesquisar… O.o Desfragmente sua dúvida principal. Crie questionamentos sobre. Assim você vai conseguindo uma resposta para todas elas e ainda pode chegar até a mais resultados que nem esperava….

Eu fico de queixo caído com essa turminha que manja pra caramba de código CSS porque aprendeu por meio de tutoriais (eu tento e juro que não consigo 🙁 ). Quando realmente uma pessoa quer, ela se dedica, vai atrás e faz o que quer. Então sigam o mesmo exemplo! 😉

A ideia inicial aqui, se você quer melhorar o blog (ou se você vai criar) é se questionar para conseguir respostas. Parece difícil tentar definir uma ‘identidade’ de um meio de comunicação, mas não é tanto não…

  • O que eu quero passar para ele? um blog que fala de um assunto específico? ou de vários?
  • Que ideia eu quero transmitir? leveza? diversão? etc..

Você pode selecionar os blogs que você mais gosta e analisar:

  • A linguagem que eles usam (como que eles se comunicam com o público?)
  • O modo que fazem os posts (tipos de publicações, em que dias postam, a organização etc)
  • Tipos de categorias
  • Estilo de imagens (imagem mostra muito de um blog, faz parte da identidade visual dele!)

Ou seja, tudo que compõem um blog você tem que analisar. É o ‘óbvio’ que eu mencionei lá em cima que todo mundo quer uma resposta prática e que resolva todos seus problemas de “como ser um blog famoso” ou algo do tipo.

1) Desencuque que você quer fazer um blog famoso. Comece do zero, faça aos poucos, deixe fluir 😉

Eu levei 7 anos para chegar onde cheguei com o 9dades a Solta! 🙂 Não fiz e não faço questão de ser um blog famoso. Se tá dando certo é porque estou conseguindo administrar bem (e olha que não é tão 100% planejado assim ein)…

Sim, me desmotivei muito. Já pensei em fechar o blog, desistir dele… Mas, se eu desistir, não vou a lugar algum… Vai ser em vão. O 9dades me inspira e me dá motivação para querer continuar. 🙂 Porque é com ele que eu me expresso. Ele é o meio para isso. Leve como uma meta.

2) Faça com amor. Se dedique! Faça o seu blog porque VOCÊ quer. Não encuque se pessoas virão te criticar, se vai ter retorno logo no começo. Pessoas virão te criticar sempre, na vida: saiba lidar. E não, não vai ter retorno logo de cara.. Deixe fluir… ♥ Deixa acontecer. Fique feliz que você está se presenteando: o blog é seu, você faz dele o que quiser, você escreve nele o que quiser, você expressa sua vida nele do seu jeito. Veja bem: do seu jeito. Lá em cima que eu disse para analisar é para levar como base e não copiar. Eu falei esses dias sobre inspiração aqui ó.

Acho que era isso que queria passar para vocês ai que tão começando… ^^

Ana Lu ♥

 

5 Comment

  1. Excelente artigo muito interessante a forma no qual você passa as informações.

  2. O que eu gosto no seu blog é q vc fala bastante… As vezes eu entro num blog e tem uma postagem de 2 linhas escritas e um monte de imagens q a pessoa catou na internet… Não entendo.

    Eu sinto mta necessidade de tagarelar tb… mas as vezes questiono se vale a pena falar demais… A ideia é q alguém se motive a ler tb, né?
    Liliana postado recentemente…#Ilustraday – OutonoMy Profile

    1. “O que eu gosto no seu blog é q vc fala bastante… As vezes eu entro num blog e tem uma postagem de 2 linhas escritas e um monte de imagens q a pessoa catou na internet… Não entendo.”
      E isso aqui de cima ^ é o que mais vejo. Blog assim pra mim, dá a entender que “Fiz o blog porque fui incentivada inconscientemente a ter um blog também, vou entupir de assuntos que todo mundo fala de maneira mastigada, socar 390484958 imagens da internet que eu encontrar na 1ª pagina porque é mais fácil e pronto postei.” ¬¬
      Sono.

      Ah, essa necessidade de tagarelar eu tenho naturalmente falando. E mesmo eu falando sempre o demais as pessoas me escutam.. Se não quiserem ‘escutar’ no escrito… É só não ler. Vai ter gente que vai ler até o final. Vai ter gente que não vai. Leia quem quer 🙂 Eu nem me encuco mais com isso, na boa.
      Sou feliz assim… 🙂
      A ideia é motivar à todos. ♥

  3. é isso aí! o principal, no meu ponto de vista, é ter em mente o motivo pelo qual você começou com um blog: pq VOCÊ quis, e por que você GOSTA do que faz. 🙂

    Riscos e Rabiscos

    1. Touché! 😉

Deixe uma resposta

CommentLuv badge