Bloqueio Criativo: O que é?

0 Flares 0 Flares ×

Olááááárrr <3

E o que o meu TCC entra no meio do papo de hoje? Tem tudo a ver porque há muito tempo eu não sofria com o mal dos artistas: o tal do “bloqueio criativo”. Mas AnaBlue, wtf is this? Haha Já te explico…

Oi - duvida

Bloqueio criativo é um “amigo” que artistas desconsideram pakas! Hahaha.. É quando tudo o que você deseja fazer não sai do jeito que você imaginou… E às vezes nem sai! É um suplício tentar forçar e criar algo no meio dessa ‘tristeza em preto e branco’ que você é obrigado a viver! <3 #chatiada Ou seja, você fica bloqueada criativamente: não consegue fazer absolutamente nada! E como que se resolve isso? Cara… Te juro que sofri na pele pra descobrir isso. Eu tive que estudar sobre criatividade pro tcc, e nem mesmo com o que aprendi deu pra seguir 100%. Eu já havia sofrido alguns curtos intervalos de tempo de bloqueio, mas nunca foi nada tão hardcore como esse que sofri em Janeiro. Cada artista tem um método de trabalhar com a sua criatividade e para saber qual é só testando isso de vários jeitos que você achar melhor, não tem regra nem fórmula (bem que poderia né :B). Deixa eu explicar melhor para vocês entenderem como que a coisa aconteceu:

Eu iniciei meu processo de TCC em agosto de 2014, então para encontrar tema era pesquisa atrás de pesquisa em livros/internet e teoricamente, eu estava meio louca de tanto assunto que estava discutindo ao mesmo tempo; isso é cansativo tanto fisicamente, emocionalmente e mentalmente. Depois que tinha decidido o meu tema e comecei a desenvolvê-lo, você acaba criando uma rotina de criação e de pesquisa… Logo, como tinha data de entrega e eu sou muito organizada em questão de trabalho eu ficava desde cedo até tarde fazendo meu TCC (eu estudei de noite e tive sorte de ter tido estágio na época da pesquisa teórica só), então era tudo muito puxado. Depois que entrei de férias e meu projeto foi aprovado na Pré-Banca, resolvi aproveitar bem as férias e descansar a cabeça dessa rotina toda. Bem que eu queria ter pegado umas semanas para adiantar tudo, só que né… procrastinação é o que há! Hahaha E dei uma bela enrolada. Quando as férias acabaram eu tive que me puxar pelas orelhas e me obrigar a voltar para aquela amada rotina estressante. Encontre o erro: fazer algo artisticamente por obrigação faz com que a coisa não role naturalmente. Querendo ou não eu teria que voltar a criar porque eu tinha prazo para entrega, fazer o que né… E o que aprendi durante esse processo de readaptação de rotina é que:

ideas tumblr

1) Conhece o seu processo criativo? Então bora sentar, planejar e administrar o seu tempo para o que você tem que fazer.

Você já sabe como a sua linha de raciocínio para a criação funciona? Eu por exemplo e no caso do TCC, tive que criar composições com colagens primeiramente para depois ilustrar e aquarelar e sei que o meu processo criativo é lento, logo, eu preciso de mais tempo e mais organização para criar.

Peguei um dia inteiro só para separar minhas obrigações mais importantes que tinha que fazer e fui separando em ‘gravidade’ e marquei em um caderninho que tenho aqui. Como tinha 20 estampas (no caso, as colagens) para fazer, separei uma semana em que só faria colagens; depois separei uma semana em que só faria o desenho; depois separei uma semana em que só usaria nanquim; depois separei uma semana em só faria aquarela, porque geralmente quando tenho uma sensibilidade maior com as cores eu tenho que aproveitar a deixa para só fazer isso. E se eu não tiver? Se eu não tiver, a ideia aqui é  ser flexível e fazer outra coisa em que não englobe cores, para isso não me afetar criativamente… Depois dessa etapa eu iria pegar todas as ilustrações: escanear e editá-las no Photoshop para depois ficar semanas criando o rapport e as estampas em si. Ou seja, olha a minha rotina estressante ai… Organização é tudo para dar uma ‘esperança’ para que esse bloqueio criativo vá embora aos poucos. A ideia central aqui é exercitar a flexibilidade.

“Poutz AnaBlue, eu não não faço a mínima ideia de como eu conheço meu processo criativo. E agora?”

Não tem problema. Você tem noção mais ou menos de que forma você se sente melhor trabalhando? A ideia é essa. Pense nisso e faça o planejamento na ordem que você acha melhor! 😉 Se não tiver também, é largar o medo, ser cara de pau e testar!

tumblr_msu3q5vKtl1rj5cm8o1_500

2) Separe o que é mais importante: deixe no topo da lista e misture com outros tipos de tarefas que são mais ‘fluídas’ e menos importantes para equilibrar esse estresse.

Sabe aquele tipo de coisa que já não dá mais de jeito nenhum pra ficar esperando e é pra ontem? Então, esse tipo de job você coloca no topo da lista e vai intercalar com ‘respiros’ para poder ajudar a mente a funcionar melhor! Por exemplo: em um período do TCC eu ficava direto na faculdade para fazer os rapports das estampas (eram tão pesadas que meu computador não rodava e só o Mac da faculdade aguentava toda a resolução), era algo muito cansativo (já era cansativo ficar fora de casa porque você não se sente a vontade né… mesmo a faculdade tendo um ambiente para o Design gostoso, isso de certa forma ajudava a inspirar..) e estressante, então ficar direto só fazendo isso ia ajudar ao bloqueio reaparecer. O que eu fazia? Ah, eu dava uma pausa para tomar um cappuccino, comer um bolinho, entrar pelo tumblr (é o que eu mais faço!), pinterest e cia: bancos de imagens super me inspiram e às vezes até dar umas folheadas em livros com mais imagens do que com palavras. Como estava cansada mentalmente, se eu parasse para ler eu não ia prestar muito atenção e não ia relaxar. Quanto menos estímulo você receber melhor! Tente, quero ver se não faz diferença! 😉

3) Pense comigo: Se eu fizer algo em mente por obrigação, não terá o clima certo pra isso. Já pensou na possibilidade de enxergar isso de outra forma?

“Quando eu acordava de manhã para começar mais um dia estressante em que eu só vou recortar papel o dia todo para poder fazer as colagens…” Opa! Pode parar por ai! Vamos recomeçar isso ai? “Quando eu acordar de manhã pra começar mais um dia produtivo eu vou tomar cappuccino com bolo para acordar um pouco mais, vou recortar todas as imagens para eu poder fazer as colagens das composições. Vai ser cansativo? Vai sim, mas eu posso escutar música o dia todo, posso fazer uma pausa indo passear pela praça com a minha dog, posso tomar um chá e dar uma rodada na TV pra ver o que tem de bom e depois voltar a recortá-los assistindo à TV também…” Viu como o tipo da visão muda? Repense esses pensamentos negativos ai, eles não te trazem nada de bom. Viva um dia de cada vez, afinal, você vai ter que viver eles, não é mesmo? J

tumblr_mhlwdhYEXo1rodolso1_500
Vai pra balada cazamiga!

4) Inclua também um tempo para descansar a cabeça, ela merece! O corpo também.

Pro pessoal que está lendo aqui ainda você merece um abraço! Hahaha Eu sei que tentar superar bloqueio criativo não acontece por milagre, infelizmente, são por padrões que você tem que exercitar todo dia até pegar no tranco! E o melhor a fazer é sempre intercalando para você não pirar! Reparou que nas dicas acima eu sempre intercalei com um “passear na praça” ou “escutar música”? Pois é, querendo ou não, esses tipos de atividades ajudando a gente a se desprender do automático, ligar o manual e agir por um modo mais leve da vida ajuda a estimular sim! Pegar um livro só com imagens, ter o prazer de folhear, ver o sol na rua, saber que está comendo um doce e prestar atenção no sabor dele ou lavar a louça, regar as plantas, ir para um café com os amigos e botar o papo em dia, dançar, sair com os amigos, desenhar com a galera, dar risadas são tipos de atividades que fazem parte de nossa rotina e que fazem total diferença! J

_

Algumas dessas são as dicas que prestei atenção melhor com o tempo de bloqueio que tive e de certo modo, me ajudaram muito a ir pegando na rotina novamente. E sempre que se sentir bloqueada, vá também atrás de suas maiores referências para inspirar! No meu caso, eu vou atrás do meu artista divoso que super me inspira na aquarela e que se não fosse ele eu não teria começado na área das “águas coloridas”. E ele é o meu amado Conrad Roset! <3

E outro detalhe MUITO importante: se você está tentando de um jeito e não está funcionando: não force a barra! Deixe fluir ~ let it flow ~… Não deu certo? Que tal você parar, analisar e pensar em outra forma de fazer? Eu, por exemplo, estava magoada com algo que me aconteceu começo do ano e a minha ‘sintonia’ com as cores não estava acontecendo. Eu fiquei muito triste com isso porque nem com a paleta de combinação de cores que eu tenho estava conseguindo fazer… E o que eu fiz? Deixei de lado e fui procurar outra coisa para adiantar. (eu ia intercalando em pouco tempo no sketchbook uma tentativa ou outra, mas não focava tanto, era só para desestressar emocionalmente). Aos poucos eu ia tentando voltar a ter contato com as cores e quando percebi que a coisa tava andando eu super fui com tudo.

E ai, o que ou quem que te motiva? Quais outras dicas você já testou que funcionou?

Comenta aí 😉

AnaBlue

5 Comment

  1. […] muitas vezes, quando estou com bloqueio criativo, para não forçar o desenho, eu busco outros meios para expressar esse bloqueio: a fotografia é […]

  2. Adorei o texto! Ele realmente apresenta boas formas de aliviar o seu estresse, que faz parte de 80% do bloqueio artístico! O importante eu acredito é não se cobrar muito, não surtar quando se der conta que está passando por essa barra, e fazer exercícios de desprendimento do seu método artístico, porque acho que isso também nos força um estresse desnecessário: ficar nos atendo a métodos, esperando resultados, em vez de deixar fluir e ser surpreendida!

    Bjinhos

    1. Isso mesmo!
      Falou tudo.
      É foda, porque a gente fica em um ciclo tão automático e que nós nos exigimos cada vez mais… Só que somos seres humanos e precisamos de respiro né?
      Que bom que essas formas de aliviar te ajudam de alguma forma! ♥
      Boa sorte!
      Ana Blue

  3. Eu to nessa atualmente comecei o meu Tcc em Março e dei aquela bela parada em julho, agora não consigo pensar nem em como vou recomeçar o trabalho. Tô hiper perdido, kkk.
    José Benedito postado recentemente…E assim surge um novo sonho!!!My Profile

    1. Respira fundo e começa aos poucos que vc consegue retomar a vibe! 😉

Deixe uma resposta

CommentLuv badge