Aquarelas de pastilha: Quais que usei? Quais que uso? Qual você recomenda?

0 Flares 0 Flares ×

Oooolá pessoaal 😀

Eu deveria ter feito esse post muito antes de ficar empolgada e sair fazendo resenha de aquarelas novas que odiei o resultado e quis expressar minha raiva hahaha ~ MAS NÉ..

BÃO…

Muita gente as vezes vem me perguntar coooomo eu cai na área colorida da vida aquarelada, qual aquarela eu usei primeiro, qual eu estou usando atualmente e uma pancada de pergunta que não para de surgir. 🙂

Pá começo de conversa…. Eu só descobri a maravilha da aquarela (eu tinha visto antes em cursos e tal, mas não tinha visto a verdadeira mágica dela ♥) pelo meu maravilindo ilustrador mega master blaster plus advanced Divo que super me inspiro e considero meu muso hahaha, Conrad Roset, por essas 2 ilustrações:

Conrad Roset
Essa ilustra foi a primeira que trombei pela interwebs e ela está presente no meu 2º sketchbook, que foi onde eu comecei a testar a aquarela sem parar…

E o vídeo, do processo dessa ilustra, onde acontece toda a mágica…. ♥

E eu ainda pretendo fazer uma dessas duas ilustras dele como tatuagem ♥ Aquarela é meu maior amor. Sem ela, minha vida fica sem chão. Tem tudo um por quê no meu processo criativo que descobri recentemente no meu TCC. 🙂 BOM, bora para minha pequena experiência com a aquarela (eu comecei a fuçar nela no começo da facul (2011)…. então digamos que devo ter uns 4 anos por aí de experiência com essa lindinha ♥)…

Ana, Qual Aquarela você usou primeiro? Como foi testá-la? Ela é boa?

Estampa Abacaxi TCC - Don

A minha 1ª aquarela da vida toda é a nº 1 🙂 Então, é o seguintchy… Como vocês devem estar cansados de saber porque eu só falo disso por aqui, mamãe trabalhou com design de estamparia, logo, mexia com guache, aquarela e uma outra penca de técnicas… Depois que ela parou de trabalhar no ramo, ela tinha uma coleção de pincéis, tintas etc e que eu fiz a festa desde criança… ♥ Essa aquarela com a tampinha de Londres, é MEGA antiga e nem ela sabe por onde comprou, se ganhou ou sei lá…. E quando eu passei a usar, muito provavelmente ela já deve ter vencido (eu nunca achei um rótulo na embalagem dela constando o prazo de validade…. então acredito que aquarelas tenham prazo…. se alguém souber ai, me dá uma resposta nos comentários please! 😉 ), então, quando eu comecei a usá-la as cores saiam BEM CLARAS, eu precisava usar bastante camadas para escurecê-las… Mas eu gostei bastante dela. Queria encontrar uma aquarela que viesse com o tanto de tintas que essa tem: 50 pastilhas! =O

FONE FACIL BRADESCCOO bom dela é que a tampa de metal, não faz a tinta “dançar” como é no plástico… Depois que boa parte das cores dela acabaram :/ eu fui para a aquarela de nº 2: da Koh-I-Noor ♥ ~> SUPER recomendo. O pigmento dela é TÃO vibrante, que parece uma Ecoline de pastilha! Depois que algumas cores dela foram acabando :/ eu fui para a nº 3 que é a da Sakura Koi ~> não recomendo, eu odiei, tem uma textura de guache, não mistura fácil e não é vibrante…. Ela só é “lindinha” pra fotografar…. E, agora, em Março/Abril, que estou fazendo o curso de Aquarela com a fofa da Sabrina Eras ♥ (tudo o que eu aprendi desde 2011 sozinha, foram diversos testes, baseados na intuição mesmo, experimentando, vendo como a tinta reagia, apostilas etc… então, não tenho uma ‘técnica’ aprendida em si… estou tendo tudo isso com a Sa) eu comprei o estojo nº 4 que é da Cotman, a Winsor & Newton, que é a linha escolar (farei resenha dela em breve, ainda estou tentando me acostumar com ela, é bem diferente da que estava acostumada com a Koh-I-Noor) e as bisnaguinhas nº 5 da marca Lukas, é uma marca alemã, ela possui 2 representantes que vendem elas diretamente, não possuem loja física e também farei resenha das 3 cores lindas ♥ que a Sabrina recomendou comprar.. (só não comprei outro estojo porque né… Já tenho o da Cotman e R$ não cai do céu, infelizmente :/ ), mas futuramente comprarei sim (ela é tipo uma Koh-I-Noor, só que muito mais vibrante e incrível! ♥)

__

Voltando sobre a minha 1ª aquarela da vida:

IMG_6921 IMG_6925 IMG_6926

A marca dessa aquarela aqui é “Page“… E, para a alegria de vocês eu consegui descobrir com a ajuda de um pessoal do Pupunha Ink, que ela ainda existe e pode ser comprada lá pelo E-bay (só não manjo de compras gringas porque não compro – eu gosto de ver a aquarela na minha frente, tocar e ver a qualidade…. – então não posso dizer se o link acima é bom e confiável para a compra… sorry!)

Bem, pessoal, espero que tenham matado a curiosidade, que possa ter ajudado e orientado! 🙂

Em breve, faço as resenhas das aquarelas restantes e organizo do ‘setor das aquarelas’ por aqui :3

Beijo!

Ana Blue ♥

16 Comment

  1. […] muito mesmo. Fui tão curiosa que descobri sozinha como a aquarela funcionava… Peguei aquela aquarela antiga da minha mãe que nunca usou e meti a cara para entender o por quê acontecia tudo aquilo. Por meio de […]

  2. […] a Aqualine (líquida), quanto a de bisnaga, quanto a de pastilha secam. Mas é só molhar e a mágica tá feita! Ok, vamos responder à […]

  3. Estou acompanhando teu blog há pouco tempo, gosto muito das postagens!

    Eu fiz uma pesquisa sobre tintas de aquarelas que são livres de crueldade animal e escrevi sobre isso no meu blog.

    Caso alguém tenha interesse, pode ver nesse link: http://www.krisefe.com/aquarelas-livres-de-crueldade-animal

    1. Ô legaal! Vou tentar encontrar um modo de colocar teu post no meio do meu (digo, juntar os assuntos.. é legal essa info, nem pensei nisso!).
      Obrigada por dar um toque aqui!:D

  4. Também gostaria de saber sobre a validade… Aqui em casa tem umas aquarelas de bisnaga que estão completamente secas e duras… mas eu uso assim mesmo quebrando pedacinhos e dissolvendo na água… especialmente pq é um jogo que tem cores que eu não tenho sem ser nele. He. =)

    Eu nunca usei essa aquarelas de pastilha, mas estou pensando em começar pelo da Koh-i-noor…

    Beijos! Obrigada por compartilhar!

    1. Então, ontem eu tava dando uma pesquisada pela internet e parece que aquarelas de pastilha tem 2 anos de validade… Só não vi sobre as bisnagas. As que eu tenho nem fala no rótulo. Vou perguntar pra Sabrina no curso e aviso por aqui! 😀

      1. Obrigada! Se for só isso, com certeza as minhas estão vencidas (não só as edurecidas, mas todas… =OOOO).
        Liliana postado recentemente…PáscoaMy Profile

        1. Aaah, mas mesmo vencida dá pra usar um pouco… A minha 1ª aquarela que usei na vida ~ que citei ai no post ~ ela devia estar porque era muito clara…
          E endurecida como? Mesmo vc colocando uns pingos d’água e deixando por uns 5 minutos não amolecem?

          1. Endurecidas tipo não saem da bisnaga pq viraram uma pedra… Ahahha… Mas eu quebro as bisnagas, molho e funcionam. 😉
            Liliana postado recentemente…PáscoaMy Profile

          2. Ah tá.
            Já vi isso acontecer com os vidrinhos de gouache da minha mãe, quando eu era criança.
            Olha, consegui a resposta da Sabrina sobre o vencimento das aquarelas: Ela disse que não sabe sobre existir prazo de validade. Contanto que você conserve bem (não deixar exposto no sol/poeira) ela deve durar eternamente. Disse também que tem pastilha e tubo com mais de 10 anos e até hoje estão ok! 😉

          3. Só hoje vi sua resposta! Obrigada! :*
            Lili postado recentemente…Meu querido home officeMy Profile

          4. 😉

  5. Olá!

    Adorando acompanhar tudo!
    Ganhei da minha irmã esse estojinho de aquarela da Cotman Winsor & Newton.Mas estou sem coragem de usar rsrs.Vou esperar você fazer uma postagem sobre ela.
    Beijinhos sou sua fã!
    Janaina Beserra postado recentemente…Passo a passo: Decoupage em gessoMy Profile

    1. Ah, que legal! Quando você tiver coragem de usar haha, me fala como ficou a textura da sua aquarela no papel…
      Obrigada, hahahaha <3

  6. muito legal esse post! eu comecei a usar aquarela a pouco tempo, mas uso as tintas em bisnagas, da Pentel. Mas morro de vontade de experimentar uma dessas em pastilhas. parecem tão mais profissionais! hehe

    1. Ah, é questão de gosto também e adaptação ao material…
      Muitos artistas profissionais usam aquarela de bisnaga também.
      Eu me adaptei às aquarelas de pastilha porque pra mim, elas rendem mais e acho mais fácil para dosar a cor (ao contrário da bisnaga..), mas isso é de cada um.
      Teste todos os materiais que você achar interessante, assim, você encontrará aquele que lhe apetece. 🙂

Deixe uma resposta

CommentLuv badge