Aquarela: Como misturar cores na pastilha?

1 Flares 1 Flares ×

Oie pessoal 🙂 Há um tempinho atrás, lá no grupo Arte das Minas no Facebook eu perguntei pras meninas que tipo de dúvidas elas tinham sobre o tema, fiz uma lista e vou procurar respondê-las toda segunda-feira nesse mês 🙂 São dúvidas simples, para quem está começando.

Alguém lá, disse que tinha dificuldade em misturar as cores nas pastilhas: tanto pelo medo de sujar a pastilha, quanto pela meleca, enfim… Não encuquem com isso não, é fácil. ^^

Antes de eu começar a explicar, eu acho MUITO VÁLIDO vocês fazerem testes e estudar a Teoria das Cores, porque só na prática vão entender quais cores resultam nas outras e vão memorizar a mistura das cores. Esse slide aqui ó, é bem legal e útil. E aqui, há algumas misturas. Eu tenho uma apostila do curso que fiz com guache. Vou ver se escaneio e posto aqui (primeiro, preciso encontrá-la, porque não sei onde enfiei).

Geralmente, algumas pastilhas vem com a tampa que você pode usar como godê. Caso a sua não tenha, você pode comprar um godê como esse:

IMG_7280

IMG_7321

Os quadradinhos menores você coloca a tinta (se for de bisnaga no caso, tá vendo a ‘meleca rosa’ ali na direita?) e os quadrados maiores você usa para fazer as misturas. Não precisa catar a ‘meleca’ inteira e misturar. Pegue de pouco em pouco, dilua na água e faça sua mistura! 😉 Eu uso o godê de todo o jeito. Então funciona. Encontre um jeito que você se adapte, isso vai de cada um! 😉 Dica: NUNCA lave seu godê depois que usou a aquarela. Ela seca, sim! Mas não estraga! 🙂 Se quiser usar a tinta do godê de novo é só molhar! 😉

IMG_7322 IMG_7323

Tanto a Aqualine (líquida), quanto a de bisnaga, quanto a de pastilha secam. Mas é só molhar e a mágica tá feita! 🙂 Ok, vamos responder à duvida….

IMG_7265

Uma dica que achei bem legal é: Sabe aqueles frascos spray? Então, assalte de alguém ai e guarde com água LIMPA dentro. Você pode esborrifar em cima da sua aquarela de pastilha para já deixar úmido e a tinta ir soltando… 🙂 O que eu tenho era de um hidratante que usava pro cabelo… Eu lavei o vidrinho e #partiu 😀

IMG_7266Ok, vamos por partes. Eu escolhi pegar o vermelho e fazer a mistura com o amarelo, que resultará no laranja, certo?

1) Molhe o pincel, passa no vermelho e coloque no godê.

IMG_7267 IMG_7268

2) Lave o pincel no copo de água limpa.

IMG_7269

3) Para tirar um pouco o excesso de água, passe o pincel em um paninho de algodão ou num papel toalha. Mas não retire toda a água, deixe um pouco pelo menos. Após isso, vamos pra cor amarela 🙂 e depois coloque no godê onde você vai misturar, ou seja, com o vermelho. E faça a mistura.

IMG_7270 IMG_7271 IMG_7272 IMG_72734) Chegou no tom que quer? Passa no papel e veja o que acha…

IMG_7275

5) Hm… não ficou muito laranja… Vamos adicionar mais vermelho lá no godê:

IMG_7277 IMG_7278 IMG_72796) Beleza… Ficou no tom que queria.. Se eu quiser escurecer, só colocar mais vermelho (teoria das cores, faz toda a diferença, viu?).

Mas como eu faço para clarear? Pode esquecer a pastilha branca, ela vai socar um branco na composição mas não clareia direito, só vai ficar mais leitoso.. Joga fora que essa pastilha não serve de nada. Para clarear é só adicionar água limpa! ^^

Não tem problema nenhum, caso você suje outra pastilha com outra cor. Passa o pincel com água limpa que sai, ou aproveita e faz outra mistura aí!

Viu como é simples? 🙂

Segunda-feira tem mais! ♥

Ana Blue

 

 

 

9 Comment

  1. Fiquei com algumas dúvidas:

    1 РṆo entendi muito bem porque ṇo se deve lavar o god̻.
    2 РQuando eu for pegar a tinta da pastilha e colocar no god̻, a parte do god̻ tem que ter aguinha? Ou pode estar seco?
    3 РOnde voc̻ compra esse pincel, qual nome e numero?

    Obrigada!!!

    Beijos :***

    1. 1) Aquarela, logo que molhar você pode usar de novo. Assim economiza tinta.
      2) Tanto faz. Teste os dois modos para você ver o que acontece. 😉 Não tenha medo de experimentar. Quanto mais água, ele vai clareando. Você pode colocar puro no godê e ir clareando. ou ao contrário.
      3) Sobre os pinceis, já falei dele ó: http://9dadesasolta.com/pinceis-de-aquarela/

      Qualquer coisa ai, joga uma palavra chave no BUSCAR que você pode achar mais coisa de seu interesse! 😉
      Ana

  2. Que maravilha de dicas, vou salvar e qualquer dia desses indicar no meu blog, se nao se importar?? Achei muito valiosa, eu ficava me quebrando pra misturar as cores e quero usar essa tecnica hj mesmo /o/ beijo!!

    1. Não tem problema, contanto que vc cite a fonte.
      Estude Teoria das Cores e as misturas de cores que isso vai ajudar para usar a técnica no total.

  3. Chocada que tem pastilha sua que já tá acabando! :OOOO

    Joga fora o branco é engraçado. Ahahaha. Serve pra deixar a tinta opaca… Aí é do gosto do freguês.
    Liliana postado recentemente…Da semana #2My Profile

    1. Yep.
      É que a graça da aquarela são as veladuras (camadas) transparentes né.. Dai vai do gosto do artista e do que ele quer fazer…

      1. Sim, meu professor também é radical com relação ao branco.

    2. Ia fazer o mesmo comentário. O branco tem muitas utilidades na aquarela sim. Para dar pontos de luz, para fazer respingos, para dar opacidade… não joga fora, não. kkk 🙂

      1. os pontos de luz você pode deixar o espaço do papel em branco, naturalmente, sem preencher mesmo…

Deixe uma resposta

CommentLuv badge