Análise de filme: HER

0 Flares 0 Flares ×

tumblr_mr8uvkRmTa1s2c7z4o1_1280

Desde o início, que fiquei sabendo sobre o filme senti muita vontade de assisti-lo. As cores, as formas, o design, a fotografia (o fundo é desfocado e maior parte das vezes tem Bokeh ♥), as vozes e o tema. E depois que assisti no cinema eu sai de lá com os olhos brilhando *-*, estava inspirada porque eu amo filmes assim, voltados pra arte, mais conceituais que te passam uma ‘mensagem subliminar’… E eu queria assisti-lo novamente para fazer todas as minhas anotações que vinham à mente, só que na época estava louca com uns trabalhos da faculdade e não consegui D’: Agora, assistindo novamente pela internet, consegui fazer minha análise. Notem que durante minha análise há muitos “-” e os “~”, são os comentários a parte que resolvi colocar no meio da história, além de que estão em itálico riscado (como se fosse uma ideia riscada)!

tumblr_n0us8e6TEG1s89mq8o1_500ç

 

Notem que desde o início do filme, há cores quentes, como: tons de vermelho, rosa, tons de laranja, amarelo e com tons de azul. Além do branco, para dar uma quebra.

tumblr_n1h2nlB6Pw1ry60e1o1_500

O personagem principal, Theodore (até que o significado do nome combina, já perceberam?), vive de roupa vermelha. Prestes a assinar o papel do divórcio. Engraçado né? Vermelho, cor do amor. E ele… Solitário.

tumblr_n3qjh8PHIq1sw66u6o1_250

 

Além de que, a cor que mais usa também é aquela misturada com vermelho + amarelo = resultante na laranja. Ok… E o que a cor laranja significa?

“Associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas idéias”; Energia, entusiasmo, comunicação e espontaneidade são palavras chave associadas ao laranja; O laranja é uma das tonalidades que lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas; Algumas vibrações negativas da cor laranja são o nervosismo, ansiedade e descontentamento, motivos pelo qual não deve ser usada por pessoas estressadas ou que se irritam com facilidade; Um ambiente com a cor laranja pode provocar os mesmos efeitos que a cor vermelha no que se refere aos estímulos do apetite e propensão para os diálogos.”

~Btw, o ator que faz o Theodore me lembra o Leonard, do The Big Bang Theory. Hehe.~

Vive falando sozinho olhando para uma tela de computador (branco, com tela plana grande, me lembra bastante o Mac, produto conceitual criado por Jobs, um designer que via o mundo à mais de como era), escrevendo cartas de aniversário, de amor, de saudade, pelos outros. Ou seja, a cor Laranja não foi atribuída sem querer para este personagem criativo. Além de que o design de qualquer programa que roda naquele computador tem a referência do Flat Design que é tendência desse ano (eu brinco que o Flat Design é o design “amassado” porque tinha volume antes de ser amassado, pegou a idéia? 😉

tumblr_mzful6ce7s1t1ntulo1_500

É tão mais fácil pensar em seus pensamentos, e ir falando, deixando fluir tudo o que você pensa, sem precisar digitar, fazer algum esforço para passar isso pro papel ou estar de frente para um computador… É como se você estivesse conversando com alguém (ou até com um psicólogo)… E ainda pedir para “escutar música melancólica” para aquele momento da sua vida ter uma trilha sonora e que pelo menos ela tente ser um pouco melhor… Fica tudo mais fácil né?

tumblr_n1j6l8evxF1tn59xho1_500

~Eu já disse que eu amo esse óculos dele? Esse óculos redondinho é tão fofo <3 Equilibra com o formato do rosto e as grossas sobrancelhas de Theodore…~

A era da tecnologia: TODO mundo, termina sozinho. Com o seu aparelho tecnológico. Ter um aparelho tecnológico de última geração te faz SER alguém, não é? Mas como todos, você continua sozinho… Toda vez que estou indo pegar metrô para ir para a faculdade, o que mais vejo? As pessoas usando o celular, atrás de coisas para ocupar sua mente de uma forma devoradora, ansiosas em encontrar algo. Esquecem até da estação que estão. Só eu que não vou para a faculdade assim? Estou com sono, dormindo,lendo livro ou apenas observando as pessoas…

tumblr_mzfq5bdcSt1t1ntulo1_250

Tá, voltando ao filme: Quando a empresa Element Software apresenta ao Theodore o App OS1, mostra à ele (e para todos os que passam à sua volta) que justamente está passando onde tem a propaganda da empresa que vem com uma linguagem bem casual, com argumentação que o atraísse, como só o que acontece em sua vida, apenas acontecesse com ele e ninguém mais. A partir daí, ele adquire o produto OS1, que dará ‘vida’ a Samantha (e novamente o significado do nome ‘samba na sua cara’ ~como o pessoal ultimamente anda falando hahaha), a doce voz que combinou perfeitamente e embalou a todos feita por Scarlett Johansson. Claro, adquirindo o produto você escolhe: Qual tipo de voz você prefere? Feminina ou Masculina? Para quem ta carente e quer uma voz aveludada que parece que te trás conforto… Qual você iria escolher mesmo? A tia da propaganda do Boticário ou o tio da propaganda Casas Bahia? – risadas a parte.

ac0eb0761167cb82589f0b95a2e7f92al

Samantha é um sistema prático, que sente/percebe o tom da sua voz, divertida e que fuça em seu HD para entendê-lo emocionalmente e adquirir o seu perfil. ~ Pensando assim, ia ser muito divertido ser a empresa que criou o software, pegar os dados de seus ‘clientes’ e fazer uma pesquisa estatística baseando-se neles e entender o por quê que pessoas estão assim/quantas pessoas estão passando por isso e o por quê acreditam que vai funcionar: vendo o decorrer e os resultados… Ah, claro, a empresa foi mais esperta, já deviam ter feito isso para poder vender esse tipo de produto! ~ Lembrando que Theodore apenas a chama quando precisa dela.

tumblr_mz67c71Dcw1seyhpmo1_500

~ Alguém notou que a loirinha que Theodore encontra no elevador e é a vizinha, é a ‘princesa encantada ruiva da Disney?’ 😀 ~

~ O modo que ele joga o game é bem interessante também, além do bonequinho de neve “Fuck you little peace of shit” hahaha. Mais um software que Theodore conversa… Sozinho.~

~Ah… Queria uma vista do quarto dele assim também, para ficar olhando e deixar minha mente vagar… <3~

 

tumblr_nfz5srhNAs1ravns6o1_1280l

Theodore, está há um ano separado de sua esposa, sem viver com ela e não assina o papel do divórcio. Por que? Porque tendo aquela sombra atrás de que ‘tem alguém ainda que você está ‘laçado’(?) você não está sozinho… E isso tudo ocorreu porque ele com o tempo foi se distanciando dela.

~No encontro que ele foi com a moça que ele marcou com a idéia de um amigo, alguém percebeu que é a “número 13” ? xD Quem assistiu a House, lembra que ela era uma das participantes para concorrer ao lugar de assistente de House para sua equipe e ela tinha a placa de número 13. J Além de que, Olívia Wilde é uma fofa <3~

Ir em encontros atrás de alguém para namorar, eu acho isso tão… vazio. A pessoa que você vai encontrar, que pode fazer parte da sua vida, aparece quando você menos espera. E não a dedo. Desse modo é só para usar o corpo da pessoa para se satisfazer e depois “jogar fora”, porque já conseguiu o que queria naquela hora…

 

tumblr_myzromuRCY1sm6pkto1_500

A forma que Samantha se abriu para Theodore com seus ‘sentimentos’ é contraditório. Como pode um sistema programado possa sentir algo? Isso é realmente verdadeiro? O que ela acha que sente é realmente programado ou ela realmente está sentindo? E o fato de Samantha não ter um corpo isso a incomoda o que gera que ela ‘contrate’ um corpo para trazer prazer para Theodore. Mas como assim “contratar um corpo”? Samantha chama uma menina que trabalha para uma empresa que ‘empresta’ corpos substitutos que ajudam pessoas que têm relacionamentos com os apps de SO. Ela estava com uma escuta e um ponto de câmera sobre a boca (como se fosse uma pinta) assim como Theodore que escutava o que Samantha dizia. Era como se ambos estivessem vivendo aquilo juntos. OU como se ambos realmente acreditassem que estivessem vivendo aquilo de verdade, de pessoa pra pessoa… Ao ponto de realmente chamá-la de “namorada”. Só que… HELLOO! O “corpo que você contratou” também tem sentimentos… O que ele passou e constatou é que aquilo tudo é frio. Nem conhece a pessoa e fica a beijando… Bom, e finalmente, com tudo isso Theodore agora se sentindo com ‘alguém’ ele resolve assinar os papeis do divórcio. Conversa com sua ex-mulher e algo o toca:

tumblr_mzeaxl6XFI1s89mq8o1_500

 

Ele percebe que não sabe lidar com emoções reais. Quer que os problemas e a pessoa com o problema se resolvam, seja equilibrado e leve… Às vezes eu acho que isso parte dos homens sabem? É uma coisa de só querer dar e receber: tanto emocional como físico. E a mulher entende os dois lados e tem mais ‘jogo de cintura’, se é assim que posso dizer… Eu tento enxergar dos dois modos e me colocar no lugar dos dois… E eu lembro de quando passei por isso também.
Após o momento que Theodore percebe que Samantha está conversando com outras pessoas e que ela está parecendo estranha dizendo que ‘são muitos novos sentimentos e que parece que a cada vez ela se renova’ e se ‘despedindo’ de certa forma ele se sente frustrado, abandonado e se desespera. Quando ela volta diz que estava fazendo uma ‘atualização em sua plataforma’ e só assim percebe como outros milhões também estão conversando sozinhos nas ruas e percebe que “SUA” Samantha conversa com 8360 pessoas ou até SO ao mesmo tempo em que ele e está apaixonada por mais 641. Então… Acabou o momento ”sou único, ela me ama” e começa o momento “sou mais um dos que também tem um SO, (ou seja, a massa idiota que comprou o ‘app’)”, portanto, começa daí uma “DR”, como na vida real.

arte bem legal. vi no tumblr.
arte bem legal. vi no tumblr.

Depois de um tempo sem voltar a aparecer, Samantha volta e diz que tem um ‘tempo de vida’, um prazo de validade. Ao mesmo tempo, dá impressão de que o software apareceu para ajudar dar um foco a Theodore, a fazê-lo enxergar e também a não ajudar, a viver nesse mundo tecnológico falso’. Mas não foi só para ele que isso aconteceu. E sim para todos.

tumblr_mzxefo8zJe1qjepkzo2_r1_500

“O passado é só uma história que contamos.”

é, ficou grande… Mas valeu a pena 🙂

Ana Lu

6 Comment

  1. Que incrível essa analise! Acabei de assistir e não sei se estou chorosa ou bobinha de amores hahaha. Engraçado como esses pequenos detalhes (subliminares) dão toda uma vida além do filme. Já quero assistir de novo prestando mais atenção aos detalhes!

    1. Eu assisti de novo por causa disso!
      heuheueh

  2. Priiiimeiramente, AHHHH OBRIGADA PELO COMENTÁRIO CHUCHÚ *—-*
    Ok, agora voltemos aqui.. hahah
    EU AMO O FILME HER! Tudo nele é lindo, TUDO! O Phoenix, a Johansson, a Amy Adams (ela tbm é a nova Lois Lane, viu), a Roonie Mara, a Wilde… todos *-*
    Super atores, um filme do baralho, pra lá de bom e… MARAVILHOSO!

    Amei tudo o que você disse e principalmente suas notas riscadas rsrs.

    BEIJOS IMEEENSOS! Voltarei sempre por aqui, porque seu blog também é lindo-lindo-lindo *-*

    1. Ah, é mesmo, esqueci que o nome dela era Amy Adams… =OO QUE BAPHO ELA É A NOVA LOIS LANE??? mas não combina T.T estranho..

      WHAAAAT??? A ROONIE MARA TAVA NO HER??? ONDE QUE EU NÃO VIIIIIIII!!! Y.Y *-* ~ tá que qnd ela fez o filme do millenium não tava tãããão wow, qnto o sueco, mas né <3

      Não tem como eu deixar minhas notas riscadas de fora, eu até tento, mas eu me divirto com elas uhasuahs, é engraçado isso xD

  3. Não sabia desse filme e agora é minha próxima busca quando eu for à locadora.

    http://tendenciadolescente.blogspot.com.br/

  4. Curti a análise! Nao tinha pensado em várias coisas que você falou 🙂

Deixe uma resposta

CommentLuv badge